Tradição e inovação na advocacia gaúcha

Tradição e inovação na advocacia gaúcha

É, sobretudo, com esse viés que a OAB/RS se prepara para os novos tempos.

Leonardo Lamachia

publicidade

Pela segunda vez, Porto Alegre se transforma no maior ecossistema jurídico do país para celebrar a semana da advocacia no Cais Embarcadero. Com avanços importantes e com a integração de cerca de 12 mil advogados e advogadas, no moderno Cais Embarcadero, a OAB/RS comemora 91 anos. De 8 a 12 de agosto, estudantes e profissionais acompanharão 50 painéis, com 250 palestrantes, além de palestras magnas na X Conferência Estadual da Advocacia.

Qualificação, networking e integração são as entregas da Ordem Gaúcha na semana em que se comemora a profissão que é trincheira da cidadania.

A Cidade da Advocacia se propõe a trazer para o debate pontos importantes dos avanços tecnológicos, como o uso da inteligência artificial, processo eletrônico, audiências virtuais, sem, contudo, descuidar da nossa pauta mais cara – os advogados e advogadas gaúchos – porque a advocacia é feita de pessoas.

Cuidamos de gente de carne e osso, zelamos por profissionais, que, no seu labor diário, representam a voz e os interesses daqueles que, muitas vezes, não são ouvidos e que confiam à advocacia a busca dos seus direitos.

Somos nós que, no silêncio de nossos escritórios ou na batalha de uma audiência, encurtamos distâncias, rompemos obstáculos e cruzamos mares tormentosos para garantir que o direito chegue ao seu destinatário.

É, sobretudo, com esse viés que a OAB/RS se prepara para os novos tempos. Estamos trabalhando, de forma atenta, para que a inovação tecnológica não represente a violação de prerrogativas, a substituição dos profissionais e a mecanização cega e perigosa das decisões judiciais. Seguimos, também, persistentes na luta por pautas políticas importantes, diretamente ligadas à nossa classe, como é o caso da Reforma Tributária que, em que pese ser legítima, não poderá ser feita às custas de sobrecarga dos prestadores de serviços.

Em um mundo novo e complexo em que, por muitas vezes, o virtual tem mais valor do que o real, em que pautas partidárias acabam por inviabilizar os debates possíveis, a OAB/RS avança, se moderniza, mas não perde a tradição de quase um século de luta aguerrida, coragem e protagonismo.

Com orgulho, batemos no peito e afirmamos: somos advogadas e advogados inscritos na OAB/RS, sentinelas da cidadania e guardiões do Estado Democrático de Direito. Daqui saímos maiores e ainda mais integrados. Já está sendo inesquecível.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895