Alimentação equilibrada e prática de exercícios auxiliam nos níveis de colesterol
Fibras solúveis, encontradas no arroz integral, são boas alternativas para equilibrar o colesterol
publicidade
Diversos são os fatores que podem auxiliar o bom desenvolvimento do organismo e, consequentemente, contribuir para uma melhor qualidade de vida. Entre eles, dois se destacam: alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. A união de refeições nutritivas e o movimento constante do corpo são aliados na saúde e podem, inclusive, impactar nos níveis de colesterol.
O índice, que sempre gera ansiedade nos pacientes que realizam o exame do sangue, nada mais é do que um composto gorduroso utilizado para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios. Ele é subdividido em dois tipos: o HDL, lipoproteína de alta densidade, também conhecido como colesterol bom; e o LDL, lipoproteína de baixa densidade, conhecido como colesterol ruim.
Nesse cenário, conforme explica a nutricionista Yasmin Ghellere, a alimentação equilibrada pode auxiliar no aumento do HDL e diminuição do LDL. “Por mais que a mudança nas refeições e a prática de exercícios interfiram nos níveis, outros fatores como genética, tabagismo e estresse também desempenham papel importante. No entanto, a principal dica é reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans”, afirma.
As fibras solúveis, que podem ser encontradas de maneira significativa no arroz integral, são boas alternativas para quem busca equilibrar o colesterol. Isso é possível porque as fibras formam um gel que altera a absorção no organismo.
Já tradicional no almoço brasileiro, o arroz integral pode ser combinado com diversos ingredientes, inclusive aqueles que contribuem para manter os níveis estáveis, como carnes magras, peixe, verduras e legumes, entre outros. “O arroz tem a vantagem de fornecer energia e, ainda, cair bem com uma infinidade de opções. Assim, as pessoas têm diversas possibilidades na hora de cozinhar, tornando mais fácil o processo”, destaca a especialista.