Saiba como manter a pele saudável na praia

Saiba como manter a pele saudável na praia

Sem o tratamento correto, a pele pode ter irritações, ardência e até queimaduras, alerta especialista

Correio do Povo

Exposição ao sol é recomendada antes das 10h e a partir das 16h

publicidade

Com a chegada das altas temperaturas na primavera e no verão, a pele fica mais exposta ao sol e necessita de cuidados especiais, principalmente para quem gosta de ir à praia nessa época do ano. Sem o tratamento correto, a pele pode ter irritações, ardência e até queimaduras. “O desejo de estar bronzeada faz com que muitas mulheres não tomem os cuidados necessários quando for expor a pele ao sol, causando manchas, ressecamento e descamação”, explica Elaine Veríssimo, diretora da Divisão Derma, da Oficial Farma. 

Segundo a especialista, o ideal é cuidar da pele antes, durante e depois da viagem. A orientação também é sempre usar acessórios, como chapéus e bonés, para evitar os efeitos das longas horas no sol, além do uso de hidratantes e protetor solar, tanto no corpo quanto no rosto. “Os raios ultravioleta penetram profundamente na pele, causando reações nocivas para a epiderme, como envelhecimento precoce”, diz. Elaine elenca quatro cuidados para deixar a pele saudável durante a viagem. Confira:

🧴 Hidrate a pele após tomar sol

Em tempos de calor, a hidratação é fundamental, mesmo para quem tem pele oleosa. Durante a viagem para a praia, passe hidratante sempre antes de dormir e após tomar sol, para evitar que a areia e o mar ressequem a pele, prevenindo também o aparecimento de linhas de expressão. Além disso, é importante beber bastante líquido durante o dia. Pode ser água, suco de frutas ou água de coco. “Cremes com vitamina B3 são uma ótima opção para manter o viço após a exposição solar”, recomenda Elaine.

☀️ Utilize filtro solar antes de ir à praia

Essa é a dica mais importante. Lembre-se de passar o filtro solar sempre e reaplique a cada duas horas ou após mergulhos mais longos no mar e na piscina. Desta forma, evita acnes solares, descamação da pele, manchas e até câncer de pele. É um item indispensável. A proteção diminui ao entrar em contato com a água e suor; por isso, é sempre recomendado a reaplicação de protetor ao longo do dia.

“Antes de escolher o melhor filtro solar, é importante saber qual é o fator de proteção ideal para você. É a principal medida de eficácia de um protetor solar, quantificando o quanto o produto é capaz de ampliar a proteção contra a queimadura solar. O fator mínimo para qualquer tipo de pele é o FPS 30. Contudo, peles mais sensíveis ao sol devem optar por fatores maiores”, explica.

🕓 Cuidado com o horário de pico do sol

A exposição ao sol é recomendada apenas nos horários mais seguros: antes das 10h e a partir das 16h, não só pela questão estética, mas também para prevenir problemas de saúde, como câncer de pele e envelhecimento precoce, causados pela radiação UVA.

Veja Também

🚿 Banhos pós-praia com água fria

Outra dica da especialista é não tomar banho com água morna ou quente após chegar da praia. A temperatura alta pode causar desconforto na pele queimada do sol, enquanto a água fria alivia a sensação de calor. Outro cuidado importante pós-praia é utilizar sabonetes hidratantes tanto para o rosto quanto para o corpo, além de evitar o uso de esfoliantes e máscaras faciais no mesmo dia, se a pele estiver muito vermelha. “Aguarde a pele se recuperar primeiro antes de fazer uma esfoliação, pois as micropartículas podem deixar a pele mais sensível”, complementa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895