Cinco cuidados essenciais com o cabelo antes de realizar atividades físicas
Fios podem ficar mais ressecados ou oleosos com a prática de exercícios
publicidade
A prática de exercícios físicos está se tornando um hábito cada vez mais frequente na rotina de muitas pessoas, porém, por mais que muitos tenham um cronograma de cuidados com os cabelos, é comum que os fios fiquem mais ressecados ou oleosos que o normal com a prática, sendo essencial um cuidado maior para mantê-los saudáveis.
“A prevenção resulta em cabelos mais saudáveis e com menos danos a longo prazo. Os cuidados podem variar dependendo do tipo, por exemplo, atividades intensas, como corrida, podem aumentar a transpiração, exigindo mais atenção à limpeza e hidratação. Já as atividades aquáticas requerem um tipo de proteção diferenciada, em decorrência da água clorada”, explica Alex Menezes, hairstylist do Mega Studio Be Emotion. Por isso, o especialista aborda os principais cuidados com os fios antes de realizar qualquer tipo de atividade física. Confira:
1) Lave os cabelos com produtos não agressivos
Segundo Menezes, um passo importante para prevenir danos aos fios é utilizar shampoos suaves e com propriedades nutritivas, que removam apenas o acúmulo de sujeira e impurezas do couro cabeludo. “Se desejar, lave o cabelo, antes e/ou depois do exercício, com produtos calmantes e não agressivos, os quais retiram apenas o suor e oleosidade extra. Realizando a limpeza correta, diversos incômodos podem ser evitados como, por exemplo, o surgimento da caspa”, recomenda.
2) Não esqueça do condicionador
É comum que, durante a prática de exercícios físicos, os cabelos percam nutrientes essenciais e ganhem um aspecto ressecado. Por isso, é muito importante fazer uso de condicionadores adequados. “Além das máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, o tão famoso cronograma capilar, é de suma importância utilizar um bom condicionador, pois isso irá restaurar a maciez e a umidade perdida durante o treino”, explica.
“Porém, vale lembrar que o produto deve ser aplicado somente da metade do comprimento até as pontas, pois o mesmo na raiz pode tornar o couro cabeludo extremamente oleoso”, adiciona.
3) Evite penteados muito apertados
A tendência de fazer penteados diferentes para praticar atividade física vem crescendo cada vez mais. Mas, por mais que essa seja uma forma estilosa para complementar o visual, é preciso tomar cuidado para não prejudicar os cabelos. “É totalmente possível realizar qualquer tipo de penteado para praticar exercícios, no entanto, é preciso atentar-se para não apertar muito, pois esse hábito pode fragilizar e até quebrar os fios”, alerta.
Veja Também
- Conheça as profissões promissoras para quem deseja trabalhar na área de beleza
- Entenda o que causa queda de cabelo no período pós-parto
- Saiba quais são os itens indispensáveis para carregar na bolsa no verão
4) Invista em séruns e protetores térmicos
Menezes também indica o uso de sprays, protetores térmicos, séruns leves e, para casos mais extremos, óleos específicos, com o objetivo de proteger as madeixas antes de realizar qualquer tipo de exercício. “Esses produtos conseguem criar uma barreira contra a umidade e o calor, reduzindo os danos. Algo importante a acrescentar é a necessidade de escolher produtos de qualidade e adequados a cada tipo de cabelo”, lembra.
5) Preocupe-se com a saúde do corpo
Por fim, manter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e minerais, além de uma hidratação corporal adequada, é fundamental para a saúde dos fios também. “O bem-estar interno impacta diretamente no aspecto dos fios, então, é primordial alimentar-se corretamente, beber a quantidade ideal de água e sair do sedentarismo, já que esses são fatores decisivos para a beleza das madeixas”, finaliza o especialista.