Dermatologista alerta sobre riscos de usar unhas de gel

Dermatologista alerta sobre riscos de usar unhas de gel

Técnica pode gerar alergias e facilitar a instalação de fungos

Correio do Povo

Cada pessoa reage de forma diferente às unhas de gel, segundo a especialista

publicidade

As unhas de gel são uma técnica que utiliza uma camada de gel para alongar e modelar as unhas naturais. Apesar de ser uma opção popular e que caiu no gosto das pessoas, é importante conhecer os cuidados e riscos associados ao uso desses materiais. A médica dermatologista Michele Lise, associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), ressalta alguns itens a serem observados. "As unhas de gel podem gerar alergias, facilitar a instalação de fungos e bactérias abaixo delas e, na sua remoção, causar a fragilidade da unha natural", disse.

De acordo com a especialista, cada pessoa reage de forma diferente às unhas de gel, e a aplicação e manutenção adequadas são essenciais para minimizar os riscos. Existem dezenas de produtos químicos que podem causar alergias em uma pessoa e não em outra, como o metacrilato, cianoacrilato, níquel e cobalto. Em alguns casos, o paciente pode desenvolver um quadro de dermatite de contato sistêmica pela exposição a esses materiais. A maioria das pessoas não apresenta essa sensibilidade, sendo, portanto, necessário avaliar com um dermatologista caso venha a apresentar coceiras ou alergias enquanto em uso desses alongamentos.

A médica alerta também para o cuidado com as unhas muito longas que, além de acumularem sujeiras, também têm mais risco de sofrerem traumas e descolamento do leito do dedo. E na hora da retirada dos esmaltes, é fundamental estar atento aos tipos de removedores. Michele salienta que alguns produtos são tão fortes que removem camadas de queratina da unha, deixando-a fraca. Por isso, são indicados aqueles que não possuem acetona em sua composição. Além disso, cuidados para não remover fisicamente as camadas mais superficiais da unha são importantes.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895