Assembleia do RS: ausência da bancada federal gera críticas e desconforto
Convidados, nenhum dos deputados federais e senadores gaúchos participou de encontro da Comissão de Finanças do Legislativo

publicidade
A Reforma Tributária, que mais uma vez está sob análise da Câmara dos Deputados, depois de ser aprovada pelo Senado, e que tem gerado polêmica em função de seus impactos, que já levaram 18 estados a elevarem a alíquota básica do ICMS, além de fortes reações de setores contrários à iniciativa, começa a gerar desconforto entre parlamentares estaduais e federais gaúchos.
Nesta quinta-feira, uma reunião ampliada da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi realizada para debater a reforma, seus impactos, a proposta de aumento da alíquota básica do ICMS no Rio Grande do Sul e ainda as alterações que o Piratini negocia no Regime de Recuperação Fiscal.
O encontro, articulado pelos deputados Miguel Rossetto (PT), Patrícia Alba (MDB) e pelo líder do governo, Frederico Antunes (PP), ocorreu no formato híbrido, para viabilizar uma maior participação. Apesar de terem sido convidados, nenhum dos deputados federais e senadores gaúchos participou do encontro que durou cerca de quatro horas, durante as quais a secretária da Fazenda, Pricilla Santana, detalhou a situação financeira e fiscal do Rio Grande do Sul e, em boa parte do tempo, respondeu a perguntas de deputados estaduais, de diversas matizes ideológicas, e de entidades como Famurs e Fecomércio.
A ausência em peso da bancada federal gaúcha, que na prática, tem a responsabilidade pelas discussões e votações da reforma no Congresso, foi interpretada como descaso e gerou descontentamento e críticas entre deputados estaduais. “Teremos de nos responsabilizar sozinhos? E os deputados federais e senadores? Agora teremos de assumir um movimento que não é nosso em função de decisões tomadas em Brasília? Teremos de fazer um levante?, disse um deputado estadual, indignado, à coluna.
Relator da reforma receberá gaúchos em Brasília
O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP), não participou da reunião da Comissão de Finanças da Assembleia, nesta quinta-feira, em função de agenda. Porém, uma articulação entre os deputados federal Covatti Filho e estadual Guilherme Pasin, ambos do PP, resultou em um encontro na próxima semana.
Ribeiro receberá os deputados estaduais e federais gaúchos, em Brasília, na próxima quarta-feira, às 11h. Segundo Pasin, o encontro será para discutir uma possível mudança na reforma tributária. Ele adiantou que todos os deputados, independentemente de partido, serão convidados.