Reajuste de 20,7% a taxistas será publicado nesta segunda-feira
Após reunião com a categoria, Melo confirmou a decisão

publicidade
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), concederá 20,7% de reajuste aos taxistas. A decisão foi tomada no sábado, em reunião com representantes da categoria. Sem reposição desde 2016, os taxistas reivindicavam aumento de 30%. Segundo eles, neste período, as perdas acumuladas chegam a 75%. Na última semana, no programa Esfera Pública, da rádio Guaíba, Melo havia afirmado que não daria o reajuste pedido pela categoria, mas que estava aberto ao diálogo.
Em 26 de setembro, durante audiência na EPTC, entre Melo, secretários, vereadores e taxistas, houve desconforto. No encontro, vereadores afirmaram que taxistas deveriam organizar paralisação para gerar ambiente político propício à concessão do aumento pelo poder público. A decisão relativa aos 20,7% será publicada nesta segunda-feira.
À coluna, Melo afirmou que enviará à Câmara projeto substituindo o IGPM pelo IPCA para as reposições aos taxistas daqui para a frente. O projeto estabelecerá ainda que pedidos de reajuste terão de ser feitos no máximo em janeiro, relativos ao ano anterior, caso contrário a categoria perderá o direito de aumento. Os 20,7% representam o IPCA acumulado ao longo do governo Melo no comando da prefeitura. O mesmo índice foi concedido a servidores municipais pelo prefeito.
Veja Também
- Sem reajuste há sete anos, taxistas querem aumento de 30% na tarifa
- Taxistas de Porto Alegre dizem que poder público quer usar a categoria
- Melo nega reajuste para taxistas de Porto Alegre: "não darei os 30%"