Em busca dos Prêmios Platino
publicidade
A produção audiovisual brasileira está em busca de novos prêmios. O fato, quando se concretiza em vitória, projeta nosso audiovisual para outros patamares de interesse. Um destes caminhos vem na indicação de obras nacionais aos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano 2024, com entrega prevista para dia 20 de abril, no México. A parceria entre a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e o (Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) anunciou os projetos e profissionais escolhidos para concorrer nas 22 categorias, incluindo Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção, Melhor Direção, Melhor Ator e Atriz, Melhor Roteiro, e outras.
Um dos principais destaques é a série “Cangaço Novo”, da Amazon Prime, que teve seu primeiro episódio exibido em première na edição 2023 do Festival de Cinema de Gramado. A série teve o maior número de indicações aos Platino, totalizando seis, por conta das escolhas da comissão responsável pela seleção, composta por 11 membros: oito indicados pela Academia, em votação entre os sócios, e três indicados pelo Sicav. Os Prêmios Platino se constituem hoje em um evento reconhecido como um dos mais significativos no cenário audiovisual ibero-americano.
Na categoria Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção quem vai tentar uma vaga na final é “Pedágio”; “Noites Alienígenas” e “Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha”. Já na categoria Melhor Filme de Animação, os brasileiros “Chef Jack, O Cozinheiros Aventureiro” e “Perlimps 3” concorrem a uma vaga na final. E os documentários em competição são “Incompatível com a Vida”; “Rio, Negro”, e “Quando Falta o Ar”. Em atuações estamos representados por Ailton Graça, Lucas Penteado, e as atrizes Maeve Jinkings e Sol Miranda, Chico Diaz, Gabriel Leone, Lara Tremouroux e Nanda Costa. Veremos.