Prêmios e telas

Prêmios e telas

Cada vez mais os festivais e as mostras de cinema se consolidam como Importante espaço de palco e tela para as produções audiovisuais, abrindo espaço também para o streaming

Marcos Santuario

Documentário ‘Othelo, O Grande’ teve première no Festival do Rio

publicidade

Importante espaço de palco e tela para as produções audiovisuais, os festivais e as mostras de cinema se consolidam cada vez mais. Mesmo em tempos de crescimento do fenômeno dos streamings, estes eventos, sejam regionais, nacionais ou internacionais, têm possibilitado que algumas obras realizem um contato mais direto com a indústria do audiovisual, a crítica especializada e um primeiro público. E é neste sentido que eventos como os que estão acontecendo neste mês de outubro marcam seu posicionamento.

Depois que o Festival de Cinema de Gramado, em agosto último, apostou também na relação com as plataformas de streaming, este ano com a première da série “Cangaço Novo”, da Netflix, esta prática ganha ainda mais potência no circuito. O Festival de Cinema do Rio, que tem movimentado a Cidade Maravilhosa ao redor do audiovisual, também fortaleceu suas relações neste 2023 com as plataformas. Nas telas do evento, com suas centenas de produções em exibição, encontrou-se espaço para compartilhar conteúdos que o streaming vem produzindo e exibindo para diferentes partes do mundo.


E a Netflix anunciou a criação do “Prêmio Netflix”, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa na próxima quinta-feira e vai até 1<SC120,176> de novembro. Essa será a primeira vez que a empresa entregará um prêmio no festival, que terá sua 47<SC120,170> edição na capital paulista. A Netflix vai selecionar e adquirir os direitos de distribuição de um filme brasileiro de ficção apresentado na Mostra. Claro que a produção não pode ter sido negociada com alguma plataforma de streaming. Trata-se de uma nova aproximação desta nova realidade que tem modificado a forma de fazer, distribuir, exibir e consumir conteúdos audiovisuais, com o tradicional cinema. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895