Exposição e Redeiras

Exposição e Redeiras

A artista Isabel Ferreira, que abre exposição no sábado, 11 de março, em seu atelier

publicidade

Redeiras
Um desfile será a apresentação de peças confeccionadas com a reciclagem de redes de pescar camarão e escamas de peixes. O evento faz parte do projeto (RE)MAR – Redeiras no mês da moda artesanal, que traz para a comunidade oficinas e criação de vídeos de divulgação do trabalho das artesãs. O desfile ocorre neste sábado, dia 11, às 11h, na Colônia de Pescadores Z3, em Pelotas. As redeiras são um grupo de mulheres que há mais de dez anos está organizado na criação de coleções de biojoias, bolsas e adereços utilizando o material que é parte de seu dia a dia. Muitas delas são moradoras à beira da Lagoa dos Patos, em Pelotas, e suas respectivas famílias têm na pesca a principal atividade econômica. Elas aliam a habilidade dos trabalhos manuais com a visão do que o material descartado pelo setor pesqueiro poderia ser transformado em matéria-prima. Foram orientadas pelo SEBRAE e tornaram-se a Associação das Artesãs Redeiras do Extremo Sul. As coleções são montadas a partir do recolhimento de redes de pesca, escamas e couro de peixe que depois de passar por processo de limpeza e adequação ao artesanato são trabalhadas como brincos e colares em prata, bolsas, colares e xales em crochê e tear. O desfile programado para o dia 11 tem figurinos criados e montados especialmente para serem mostrados no local pela designer pelotense Rejane Rosa.
Livros
- Arquiteta (desde a “infância”), licenciada em Letras, cursou Psicologia na Argentina, começou a escrever aos 17 anos e já publicou dois, ou três livros, com poesias e é prestigiada designer de interiores. Esta é a atraente Ana Lúcia Matiotti Leite, que está lançando mais um livro, de poesias lindas, no mesmo nível de beleza e emoções e que atende por “Onde Júpiter não Vê”, com gravuras de Marília Fayh.
- É muito original o material enviado por Isabel Ferreira (foto): minilivrinho, magrinho mas com conteúdo, que quem recebe pode participar das cores, e que é, ao mesmo tempo, convite para a exposição “Plano Espaço Tempo”, a partir de sábado, no seu Atelier e Espaço Expositivo.
Gramado
- A cidade de Gramado está programada para a Páscoa, a 8ª edição, que vai do dia 9 deste mês até 9 de abril. Lançará a novidade “O Reino Mágico da Páscoa” que estreará a programação e promete transformar a Rua Coberta num universo de magia e diversão. Tudo sob a batuta do diretor Diego Scariot.
- Os parques Snowland e Acquamotion realizam o projeto Diversão Solidária para beneficiar entidades de Gramado e Canela, distribuindo ingressos em troca de itens de higiene e alimentos. O projeto vai beneficiar oito entidades.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895