Mostra "Autorias" segue no Espaço Cultural Correios

Mostra "Autorias" segue no Espaço Cultural Correios

Eduardo Conill

Tabajara Ruas e Graça Craidy na mostra "Autorias", no Espaço Cultural Correios

publicidade

No período em que a Praça da Alfândega é palco da Feira do Livro, o Espaço Cultural Correios Porto Alegre está no clima do evento literário com a exposição "Autorias", que inaugurou no sábado, 28 de outubro. Nas palavras da curadora da mostra, Graça Craidy, a mostra é uma homenagem de artistas visuais do Rio Grande do Sul aos autores gaúchos. “O que seria de um povo se, entre sua gente, não surgissem amoráveis prosadores dos seus enredos, mapeadores delicados dos seus anseios, tradutores generosos dos seus delírios, derrotas, renascimentos, paixões? A história de um povo é, também, além dos fatos, a história da sua imaginação, do quanto acalenta quereres, em que infernos se incandesce, com que valores constrói a tessitura dos seus sonhos”, reflete Graça. 

Ao todo, 43 artistas visuais retratam 51 autores utilizando técnicas variadas, desde a pintura até a história em quadrinhos. A ideia é trazer diversidade à exposição, além de democratizar o acesso à arte tanto visual como literária. A mostra nasceu de um projeto que retratou autores nas escadarias da Borges em 2021. Agora, a exposição chegou ampliada ao Espaço Cultural Correios Porto Alegre com nomes como Alisson Afonso retratando Vangry Kaingang; Leandro Selister homenageando Tabajara Ruas; Maria Tomaselli ilustrando Márcia Tiburi; Pablito Aguiar homenageando José Faleiro; Graça Craidy retratando Marô Barbieri e Dyonélio Machado; Sandra Lage ilustrando Natália Polesso; e Liana Timm retratando Eliane Brum e Mário Quintana.

"Autorias" fica em cartaz durante toda a 69ª Feira do Livro e segue além, até o dia 2 de dezembro. No período da Feira, o horário do Espaço acompanha o funcionamento das bancas: diariamente, das 10h às 20h. O Espaço Cultural Correios Porto Alegre funciona no térreo do prédio histórico dos Correios na Praça da Alfândega (rua Sete de Setembro, 1.020), com acesso pela lateral, na avenida Sepúlveda. A entrada é franca.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895