Leite lida com encruzilhada que ele mesmo criou

Leite lida com encruzilhada que ele mesmo criou

Após anunciar apoio a Doria, ex-governador gaúcho volta ao RS para avaliar clima eleitoral

Taline Oppitz

Se continuar repetindo os mesmo erros, Leite pode ficar fora da vitrine pelos próximos quatro anos

publicidade

Às especulações, que circulam nos bastidores há algum tempo, de que Eduardo Leite (PSDB), ao ver naufragar os planos de integrar uma chapa presidencial, poderia concorrer ao Palácio Piratini ganharam fôlego. O tucano, que articulava nacionalmente a formação de uma terceira via para tentar a empreitada de quebrar a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), no entanto, cometeu erros políticos estratégicos nos últimos dias e perdeu espaço. Leite desembarca nesta quarta-feira em Porto Alegre para manter negociações e avaliar o clima eleitoral no Rio Grande do Sul.

Os entraves à eventual candidatura de Leite, que diga-se, segundo interlocutores, tem muitas dúvidas e o temor de perder a eleição em seu Estado, são grandes. As dificuldades passam pelo MDB, que lançou Gabriel Souza como pré-candidato. Hoje, é nula a chance de o MDB abrir mão do protagonismo em favor de Leite. O partido elegeu quatro dos dez governadores do Estado após a redemocratização. O cenário nacional terá impacto nos desdobramentos por aqui.

Por ora, mesmo com Leite fora do páreo, a pré-candidatura de João Doria continua não decolando. A chapa presidencial de uma terceira via seria formada então por Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil). Com Doria fora do páreo, o que deve ocorrer em maio, pois o PSDB não entrará na disputa isolado, Leite até poderia voltar a ter chances nacionalmente. Se tudo der errado, ainda há a possibilidade da presença de Leite na eleição ao Senado, disputa tão complexa quanto que se dará ao próprio governo gaúcho. Leite está em uma encruzilhada. Cometeu alguns erros até aqui e se repeti-los, pode ficar fora da vitrine pelos próximos quatro anos. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895