Transporte coletivo desafia gestores

Transporte coletivo desafia gestores

Tema será tratado hoje entre Leite e Melo

TALINE OPPITZ

Transporte coletivo de Porto Alegre será tratado por Melo com Leite

publicidade


O governador Eduardo Leite (PSDB) recebe no fim da tarde de hoje o presidente e a vice da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), e a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB), respectivamente. Na pauta, desafios metropolitanos, como mobilidade urbana e impostos. Os temas foram tratados no fim do mês passado em assembleia da entidade realizada no Vale do Sinos.

No sábado, Melo reuniu a equipe no Centro Integrado de Comando para tratar de tema urgente relativo ao transporte coletivo na Capital. Após o anúncio do emedebista, que definiu a tarifa em R$ 4,80, quando a tarifa técnica foi estabelecida em R$ 5,20, houve paralisação de veículos do Consórcio Viva Sul, desde a noite de quinta-feira. Melo determinou que a prefeitura notifique administrativamente os demais consórcios para que dividam o cumprimento das tabelas que ficaram descobertas nas linhas. Segundo dados da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), foram atingidas 33 tabelas que impactaram 27 linhas. Pelo menos 18 veículos deixaram de operar temporariamente alegando falta de diesel. O consórcio Viva Sul também será notificado para regularizar a operação, sob pena de sanções administrativas e operacionais. De acordo com Melo, a Carris poderá atuar em conjunto com as concessionárias para equacionar a demanda para o cidadão, mas não tem condições de assumir a totalidade da deficiência. “O cidadão precisa ter o transporte coletivo funcionando regularmente. E os contratos precisam ser cumpridos, sob risco de serem rescindidos”, disse. Na pauta com o governador também estará o reforço no pedido de  isenção do ICMS do diesel. 

O consórcio Viva Sul informou, no domingo à noite, que todas as tabelas horárias serão realizadas nesta segunda-feira. As empresas VTC e Belém Novo suprirão parte da operação pertencente à Trevo.

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895