Avanço da vacinação no RS gera alerta

Avanço da vacinação no RS gera alerta

Entre os problemas enfrentados pelo gestores, está a ala da população que quer escolher o imunizante que receberá

Taline Oppiz

Apesar do avanço da imunização, pandemia ainda representa mais ameaça

publicidade

O governo gaúcho anunciou nesta segunda-feira a marca de 50,6% da população com mais de 18 anos no Rio Grande do Sul vacinada contra o coronavírus. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, são mais de 4,5 milhões de pessoas imunizadas com pelo menos uma dose até agora. Cerca de 1,8 milhão delas, o que representa 20,2% da população acima de 18 anos, já completaram o esquema vacinal com a segunda dose ou dose única.

A vacina da Janssen é a única com a característica de dose única. Os primeiros imunizantes do laboratório da Johnson & Johnson chegaram ao Estado na última sexta-feira e foram distribuídos aos municípios no sábado. O cenário de avanço da vacinação é um alento, mas os gestores têm preocupações extras. Uma delas, que vem ganhando corpo, é a de ala da população que quer escolher o imunizante que receberá. A situação tornou-se ainda mais complexa com a chegada da vacina da Janssen, por garantir o esquema vacinal completo em aplicação única. Em alguns casos, como o de Porto Alegre, os locais em que a vacina estará sendo aplicada não serão anunciados, para evitar correrias e aglomerações.

Segundo o secretário Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, outra situação que está deixando o governo gaúcho e as administrações municipais em alerta é a de que o avanço da imunização passe para ala da população o recado de que a pandemia não representa mais ameaça. “Em todas as reuniões com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, este tema é tratado. O avanço das imunizações deve ser comemorado, mas não pode passar à população a sensação de que voltamos à normalidade. Os protocolos sanitários e cuidados como uso de máscara e distanciamento precisam ser mantidos”, disse em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895