Vacinação contra a Covid-19 avança no RS

Vacinação contra a Covid-19 avança no RS

Os imunizantes da Janssen, por decisão estratégica, serão utilizados prioritariamente no grupo de rodoviários, informou secretário de Saúde

Taline Oppitz

Corrida pela vacinação levou o governo gaúcho a lançar prêmios em dinheiro para os municípios com melhor performance

publicidade

Os municípios gaúchos receberam nesta sexta-feira 336.880 mil doses de vacinas. São 91.800 mil imunizantes da Janssen, que é de dose única, 97.660 da Coronavac e 147.420 da Pfizer. Em Porto Alegre, a prefeitura confirmou a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para mulheres com 49 anos a partir de sábado. A Capital recebeu no novo lote 16.200 doses da Janssen, 17.110 da Coronavac e 17.742 da Pfizer.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, os imunizantes da Janssen, por decisão estratégica, serão utilizados prioritariamente no grupo de rodoviários, integrado por cerca de 4 mil pessoas. “Como eles viajam todo o Estado e fora dele, a vacina com uma dose única facilita a logística, já que muitos poderiam não estar presentes na Capital na data de aplicação da segunda dose”, disse em entrevista ao programa ‘Esfera Pública’, da Rádio Guaíba.

Sparta destacou que nesta semana a cidade atingirá um milhão de vacinas considerando a primeira e a segunda doses. O Rio Grande do Sul já vacinou 49% dos gaúchos acima dos 18 anos com ao menos uma dose, o que representa cerca de 4,4 milhões de pessoas. Outros 1,8 milhão, ou 20% da população vacinável, completaram o esquema com a segunda dose.

A corrida pela vacinação, que levou o governo gaúcho a lançar prêmios em dinheiro para os municípios com melhor performance foi criticada pela Famurs. A entidade destacou que a ideia, na prática, é tentar mostrar que o governo do Estado precisa intervir para impulsionar a vacinação. “O governador passa para a sociedade, mais uma vez, que o atraso na vacinação é culpa dos municípios. E não é”, diz a nota.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895