Sabatinas de Dino e Gonet mobilizam atenções nesta semana

Sabatinas de Dino e Gonet mobilizam atenções nesta semana

Indicações do presidente para vaga no Supremo e na PGR serão discutidas no Senado

Taline Oppitz

publicidade

Nacionalmente, a semana será marcada pelas sabatinas de Flávio Dino, indicado pelo presidente Lula para vaga no Supremo Tribunal Federal, e de Paulo Gonet, indicado para a Procuradoria-Geral da República.

A sessão na Comissão de Constituição e Justiça do Senado promete ser longa. Presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União Brasil) confirmou a realização de uma sabatina única de Dino e Gonet.

Veja Também

A iniciativa não é inédita, mas não deixa de ser uma novidade, especialmente em função da importância dos cargos a serem exercidos por ambos. A sabatina simultânea foi defendida, junto a Alcolumbre, por interlocutores do Planalto, em uma tentativa de minimizar a pesada artilharia de senadores da oposição sobre Dino, que enfrenta amplas resistências.

No caso de Gonet, a situação é tranquila. Com perfil conservador, ele tem trânsito no campo político e no Supremo e não deve enfrentar investidas na sabatina, tampouco problemas na avaliação posterior, no plenário do Senado. A expectativa é a de que seu nome seja aprovado com folga.

Para serem avalizadas, as indicações precisam dos votos favoráveis de 41 senadores. Como de praxe, ambos se dedicaram, nos últimos dias, a conversas com senadores em busca de apoio. Além de viabilizar sua aprovação, Dino trabalha para que o aval se dê por uma margem confortável de votos, evitando iniciar o mandato fragilizado na Corte.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895