Eleições 2024: PDT e PSB querem protagonismo no RS

Eleições 2024: PDT e PSB querem protagonismo no RS

Articulações têm sido ampliadas focando, entre outras cidades, a disputa em Porto Alegre

Taline Oppitz

Romildo Bolzan Júnior (PDT) e Mário Bruck (PSB) durante participação no Esfera Pública, na Rádio Guaíba

publicidade

Em reunião nesta segunda-feira, as direções estaduais do PDT e do PSB e parlamentares dos partidos deram mais um passo visando a parceria entre os dois partidos nas eleições municipais do ano que vem no Estado. A intenção é a de formação da chapa majoritária na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre e no maior número possível de municípios do Interior do Rio Grande do Sul.

Neste cenário, a tentativa de aproximação com trabalhistas e socialistas, realizada por partidos como o PT, que tenta viabilizar uma frente ampla em parceria também com o PSol, estará fora de questão. Segundo o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), que participou do encontro, o foco das direções do PDT e do PSB, é o de tornar a união entre os dois partidos em solo gaúcho uma espécie de embrião para a formação da federação para as eleições de 2026.

O lançamento da chapa majoritária visa ainda, de acordo com Pompeo, a sustentação de uma candidatura de centro, alternativa a Sebastião Melo (MDB), que conta com a adesão de partidos de direita como o PL, e também ao PT, que ainda negocia com aliados, mas que deve acabar confirmando Maria do Rosário na cabeça de chapa.

“Com uma construção alternativa de centro, queremos romper a polarização. Para isso, poderemos buscar alianças com partidos como o PSDB, o União Brasil e o antigo PTB”, disse Pompeo, em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. A definição sobre a cabeça de chapa e a vice ainda não ocorreu, mas os nomes mais cotados para a dobradinha, independentemente das vagas, são os de Juliana Brizola e Beto Albuquerque.

Em tempo: Neste fim de semana, o PSol lançou Luciana Genro e Tamyres Filgueira como pré-candidatas. Tudo indica, no entanto, que para viabilizar a composição com o PT, o partido acabará indicando Tamyres como vice de Rosário.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895