Na reabertura do plenário, Assembleia Legislativa do RS homenageará constituintes
Após três meses de obras, as sessões voltarão a ser realizadas no Plenário 20 de Setembro
publicidade
Após três meses de obras, os 55 deputados estaduais retornam, na próxima terça-feira, ao Plenário 20 de Setembro, da Assembleia Legislativa. O espaço recebeu a maior intervenção desde a inauguração, em 1967.
Além do conserto de infiltrações, os revestimentos em madeira foram recuperados, resgatando também a originalidade do espaço. A área das galerias teve as poltronas destinadas ao público substituídas por cadeiras mais confortáveis e a capacidade foi ampliada em 100 lugares. Os pisos das galerias e do plenário também foram substituídos. Além da preservação do patrimônio, as mudanças adequaram o espaço à lei de prevenção e proteção contra incêndios.
Uma homenagem aos 35 anos de instalação da Assembleia Constituinte marcará a reabertura do plenário na Assembleia. Personagens históricos foram convidados, como os ex-deputados constituintes ainda vivos e o governador da época, Pedro Simon, que recebeu o convite das mãos do presidente da Casa, Vilmar Zanchin (MDB). Simon também exerceu mandato como deputado estadual na antiga sede.