Deputado alerta que o RS não aderiu ao Pacto pela governança da água

Deputado alerta que o RS não aderiu ao Pacto pela governança da água

Projeto busca formar coalização para qualificar os sistemas estaduais

Taline Oppitz

Deputado e ministros discutiram tema durante passagem pelo Estado

publicidade

Durante a passagem da comitiva de ministros no Rio Grande do Sul, o deputado Miguel Rossetto (PT) se reuniu com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Foi um encontro com o Comitê de Bacia do Rio Taquari-Antas, órgão colegiado do Sistema Nacional de Águas, que divide com o poder público a responsabilidade pela gestão dos recursos hídricos.

Rossetto é presidente da Frente das Águas na Assembleia. Uma das estratégias do governo federal é o Pacto pela Governança da Água, lançado em maio pela Agência Nacional das Águas, que é vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

“Vinte e um estados assinaram esta grande coalizão nacional para qualificar os sistemas estaduais, mas infelizmente, o Rio Grande do Sul não assinou”, disse Rossetto, que buscará avanços na pauta em contato com o governo gaúcho na próxima semana.

O pacto estabelece ações e compromissos para o fortalecimento da regulação, governança, instrumentos de gestão, conhecimento, monitoramento da quantidade e qualidade da água, adaptação às mudanças climáticas, conservação e uso racional da água. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895