Porto Alegre terá PL para acelerar auxílios e mudança de alerta para nível 2

Porto Alegre terá PL para acelerar auxílios e mudança de alerta para nível 2

Proposta permitirá o pagamento de recursos extraordinários às famílias e a utilização de verba para a aquisição de casas pré-fabricadas

Taline Oppitz

Guaíba atingiu 3,18m no Cais Mauá – marca mais expressiva desde 1941

publicidade

O prefeito Sebastião Melo (MDB) encaminhará à Câmara de Porto Alegre, nos próximos dias, um projeto visando atender de forma mais breve a população da Capital atingida pelas fortes chuvas e alagamentos. A proposta permitirá o pagamento de recursos extraordinários às famílias e a utilização de verba para a aquisição de casas pré-fabricadas. A intenção é que as moradias sejam instaladas fora dos locais de risco habitados atualmente por parte da população.

“Precisamos agilizar a ajuda. Ações como o Aluguel Social e o Bônus Moradia demoram até dois meses para serem liberados. A ideia é garantir recursos para auxiliar as comunidades e também viabilizar residências em locais seguros. Sabemos das dificuldades dessas mudanças, como no caso das famílias das ilhas, mas temos de agir”, disse.

Melo deu a informação com exclusividade em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. Além do projeto, que está sendo elaborado por equipes da prefeitura, Melo irá editar decreto, que será publicado nesta quinta-feira, para alterar os níveis de alerta relativos ao Guaíba.

Na situação de emergência de nível 1, que é a atual, a prefeitura pode realizar gastos extraordinários com recursos próprios. No nível 2, que será decretado, a administração municipal viabiliza a busca de recursos extraordinários urgentes junto ao governo federal.

“Temos algumas ferramentas em mãos para enfrentar o cenário. Com a  mudança de nível de alerta poderemos passar a articular verbas com a União”, afirmou o prefeito.

Nesta quarta-feira pela manhã, o Guaíba atingiu 3,18m no Cais Mauá – marca mais expressiva desde 1941, quando as águas chegaram a 4,75m, invadindo o Centro Histórico da Capital. O nível supera os 3,13m de 1967, batendo um recorde de 82 anos e forçando o fechamento de todas as comportas do Dmae, com reforço de sacos de areia.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895