Os desafios além dos 100 dias de governo
Lula, em Brasília, e Eduardo Leite, aqui no Estado, completam nesta segunda o marco
publicidade
De formas distintas, o governos de Lula (PT) e de Eduardo Leite (PSDB) completam nessa segunda-feira os 100 primeiros dias. Enquanto Lula teve que neste período começar a administração, Leite teve a vantagem da inédita reeleição. Mesmo com inícios distintos, a chamada lua de mel está cada vez mais perto do fim e os desafios tendem a aumentar, assim como as cobranças.
Com uma ampla base, Lula ainda tem enfrentado desgastes, especialmente em relação às falas ligadas à economia, e pela necessidade de consolidar uma base sólida no Congresso. O maior teste até o momento deverá ser a discussão do arcabouço fiscal e da Reforma Tributária, temas relacionados e que o governo quer vencer no primeiro semestre do ano.
Enquanto isso, aqui no Rio Grande do Sul a situação parece mais tranquila até o momento para Eduardo Leite. Porém, alguns assuntos que precisarão ser enfrentados deverão exigir mais do tucano, como é o delicado caso do IPE Saúde. A discussão promete ser o grande teste da sua base aliada, mais enxuta do que no primeiro governo.
Curiosidade ou não, é neste momento que surgem críticas internas no PSDB, partido que Leite assumiu a presidência nacional neste ano.