A poesia completa de João Cabral

A poesia completa de João Cabral

Obra com organização, prefácio, notas e estabelecimento de texto de Antônio Carlos Secchin oferece um panorama por inteiro do poeta pernambucano

João Cabral de Melo Neto no terraço

publicidade

João Cabral por inteiro 

Em edição comemorativa do centenário lançada em novembro do ano passado, “João Cabral de Melo Neto – Poesia Completa (Alfaguara, 896p.) reverencia um dos maiores poetas de língua portuguesa do século XX. Conhecido pelo estilo conciso, rigor formal e apurada crítica social, o poeta e diplomata pernambucano tem sua poesia completa reunida, com seus primeiros poemas e depois seu primeiro livro, “Pedra do Sono”, lançado no início dos anos 1940, passando por textos clássicos como “O cão sem plumas”, “Morte e Vida Severina”, “A Educação pela Pedra”, “Museu de tudo”, “Auto do frade”, até “Sevilha Andando”, seu derradeiro livro. Nascido em 1920 em Recife e morto em 1999, João Cabral tem ainda seus textos póstumos, dispersos e inéditos, organizados por Antonio Carlos Secchin com a colaboração de Edneia Ribeiro. No prefácio, Secchin conta qual a intenção da organização da obra: “João Cabral publicou vinte livros de poesia. Tentarei apontar a originalidade cabralina não no acompanhamento cronológico do conjunto, mas através de um recorte que localize os traços inovadores de sua obra, a partir do elemento menor, o fonema, até o maior, um livro inteiro. Entre o fonema e o livro, atravessam-se a palavra, o verso, a estrofe e o poema, num progressivo alargamento do campo de referência. E na seção João Cabral por Ele Mesmo, o próprio ícone da poesia brasileira define o ofício: “A poesia é algo tão concentrado quanto o uísque, com um alto teor alcoólico. Pode-se escrever um romance de quatrocentas páginas. Um livro de poesia de quatrocentas páginas é inviável”. Ao final do prefácio, Secchin arremata a significação de Cabral para a poesia na nossa língua: “... João Cabral de Melo Neto representa, na poesia em língua portuguesa, a mais consequente conjugação de uma prática poética simultaneamente aberta à comunicação e a um elevado grau de elaboração e consciência formal”. Mais detalhes: companhiadasletras.com.br/titulos.php?selo=Alfaguara.  

 

 

O aprendizado com a pandemia 

As médicas psiquiatras, Elisa Fasolin Mello e Gilmara Bueno, estão lançando o livro "O Impacto da COVD-19: O que aprender com a Pandemia?".  Para marcar o lançamento, elas realizam uma live no dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 17h, com transmissão pelo Instagram: @revalorizavida. Em formato de e-book, a obra traz informações sobre a pandemia da Covid-19. As autoras oferecem uma visão publicações já existentes, apresentando um balanço do contexto histórico e político da pandemia no Brasil e no mundo. A obra busca colocar a visão da Psiquiatria, da Neurociência e o efeito "tsunami" das ondas da pandemia na saúde e na economia. Diante da iminência da segunda onda no Brasil, as autoras questionam: estaremos preparados? No livro, são apresentadas orientações e estratégias de enfrentamento que podem ser empregadas para minimizar os efeitos da pandemia na saúde física e mental da população. Por fim, o leitor também encontrará notas pessoais, indicando, a partir da experiência de cada uma, recursos e exemplos de superação às adversidades enfrentadas. O livro é uma produção da empresa ReValorizaVida, destinada à recuperação e valorização da vida, juntamente com a humanização das abordagens em Saúde Mental. A empresa atua por meio da plataforma digital gratuita, Mind Joint, desenvolvida para a identificação e prevenção de suicídio. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895