De Mirna Spritzer a Matheus Nachtergaele

De Mirna Spritzer a Matheus Nachtergaele

Coluna de Luiz Gonzaga Lopes destaca o belo ano da atriz gaúcha nas telas e uma homenagem ao ator paulistano pelo Conselho Estadual de Cultura

Com 32 anos de carreira, Matheus Nachtergaele será homenageado nesta segunda pelo Conselho Estadual de Cultura

publicidade

Homenagem a Matheus Nachtergaele 

Nesta segunda, dia 14, o Conselho Estadual de Cultura fará uma sessão especial de final de ano com a presença do ator Matheus Nachtergaele, que será homenageado pelo CEC-RS. Também participarão os cineastas Jorge Furtado e Zeca Brito, a professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS, Marta Isaacsson, e Beatriz Araujo, Secretária de Estado da Cultura do RS. A reunião acontecerá no formato virtual e será transmitida pela página do CEC no Facebook, a partir das 13h30. Segundo Airton Ortiz, presidente do CEC, a sessão em homenagem à Nachtergaele foi proposta pelo conselheiro Cristiano Goldschmidt, que desenvolve pesquisa de doutorado na Ufrgs sobre o processo de criação das personagens do ator no teatro, no cinema e na TV. “Além de homenagearmos um dos mais respeitados e requisitados atores contemporâneos, discutiremos com importantes profissionais a realidade atual do teatro e do audiovisual e as perspectivas futuras para o setor no estado e no país”, afirma Airton Ortiz. 

 

Mirna nas telas 

Com 43 anos de carreira, a atriz Mirna Spritzer encerra este ano de 2020 comemorando duas participações no cinema, em dois longas-metragens dirigidos por mulheres: a atriz integra o elenco de "Aos Olhos de Ernesto" de Ana Luiza Azevedo, disponível em diversas plataformas de streaming, e em "Ana, Sem Título", de Lucia Murat, que estreou na Mostra de Internacional de São Paulo em novembro, e agora integra a mostra competitiva de longas de ficção do Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, o maior entre os dedicados ao cinema latino-americano.   

 

Feira do Livro de Canoas 

A programação da 36ª Feira do Livro de Canoas começou na sexta-feira e segue até terça de forma virtual. Já cobri muitas vezes esta Feira no Calçadão de Canoas, na Praça da Bandeira, quando trabalhei na imprensa canoense. Ela é cercada de uma aura muito forte e já contou com a presença de grandes escritores como Moacyr Scliar, Luis Fernando Verissimo, Leonardo Padura, Benjamin Moses. Neste ano, a Feira tem a participação de autores como Haroldo Dutra e Letícia Wierzchowski. Os organizadores acertaram em cheio ao homenagear como patrono (In Memoriam) o jornalista e escritor Antônio Canabarro Tróis Filho (Tonito), que faleceu em 22 de outubro deste ano, aos 93 anos. Já falei dele nesta coluna e houve uma homenagem no Caderno de Sábado, com artigos de Jéferson Assumção, Gelson Radaelli, Walter Galvani e Valesca de Assis.  Neste domingo, a programação prevê às 14h30min a apresentação da Casa do Poeta, das obstinadas Maria e Mari Rigo.  A Feira pode ser acessada pelo https://www.dannaproducoes.com e https://www.canoas.rs.gov.br.

 

Mestrado do Itaú Cultural e Ufrgs
A Ufrgs e Itaú Cultural lançam o Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas 2021/22, com duração de dois anos e nove disciplinas. Voltado a graduados em qualquer área, o mestrado prevê a construção de base de referências sobre políticas culturais para gerar discussão qualificada sobre o assunto e formar profissionais para o setor. Com coordenação do professor Marcelo Milan, doutor em Economia pela University of Massachusetts Amherst, o curso é gratuito. Nesta segunda, 14, das 10h às 11h, o coordenador Marcelo Milan, Leandro Valiati e o gerente do Observatório do Itaú Cultural, Marcos Cuzziol falam com o público, pelo facebook.com/itaucultural e youtube.com/itaucultural, para tirar dúvidas sobre o mestrado. As inscrições às 30 vagas do curso – nove para ações afirmativas – abrem em janeiro de 2021 e devem ser feitas pelo escolaitaucultural.org.br. Contemplados serão anunciados em fevereiro de 2021 e as aulas têm início em março


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895