Força local no Em Cena

Força local no Em Cena

27º Porto Alegre Em Cena será realizado de 21 a 31 de outubro

Luiz Gonzaga Lopes

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Um projeto inédito e um tradicional vão se encontrar no 27º Porto Alegre Em Cena, que será realizado de 21 a 31 de outubro. Serão 20 projetos locais no Prêmio Braskem em Cena e no projeto em Quadros, dez em cada atração.

O EmQuadros é uma ação inédita e virtual que foi o principal aquecimento do festival, no final de julho. O Braskem em Cena será virtual pela primeira vez em 15 de existência. A mostra terá novas categorias, coroação de segundos lugares, redistribuição da premiação e escolha de artistas sem ser pelo gênero.

No EmQuadros são 10 propostas inéditas, de 10 artistas diferentes de Porto Alegre, projetadas de janelas de aproximadamente 20 residências e em prédios históricos da Capital, em performances artísticas que também serão apresentados no Canal do Porto Alegre em Cena no YouTube.

O Braskem traz 10 espetáculos pensados para o tempo de pandemia. A mudança na premiação traz os tradicionais Melhor Espetáculo (R$ 10 mil), Espetáculo (Júri Popular, R$ 3mil) e Destaque/Elementos Cênicos (R$ 3mil), contando também com prêmio ao 2º colocado (R$ 7mil), Melhor Concepção/Criação (R$ 3mil), Melhor Performer (R$ 3mil) e Melhor Performer ( R$ 3mil), sem distinção de gênero, e Trilha Sonora (R$ 3mil). 

Braskem em Cena

  • “206820”, do Máscara EnCena
  • “Carcaça”, de João Gabriel OM
  • “Corpos ditos”, do Pretagô
  • “Hipergaivota”, do Coletivo Errática
  • “Método Rítmico”, de Guadalupe Casal
  • “Mini Ball Coisa de Pretes – Panê no (cis) tema’, de Casa de Lanceira feat. 
  • Casa de Kaliça (BallroomRS)
  • “#paraiso_afogado”, da Cia. Espaço em Branco
  • “Projeto Lilith: Pixações em Corpos Histéricos”, de Coletivo Quântico
  • “Só tem um Problema Nesse Amor” (foto), de Camila Falcão
  • “Terra Adorada”, da Complô Cunhã

Em Quadros

  • “Banho de Folhas”, de Laura Lima
  • “Chá da Meia-Noite”, do Grupo 
  • Criativo Manifestantes
  • ”DI - ÁS - PO – RA”, Raul Ribeiro
  • ”Locus Enunciativo, Círculo Farpado”, de Juliana Sixel
  • “Olhar do Artista não Descansa” 
  • (foto), de Guilherme Carravetta de Carli
  • “Os Desejos de Andine”, de Rita Spier
  • “PmP”, de Maê Aura
  • “Ponto de Não Retorno”, de Oendu Mendonça
  • “Primavera do Tulipa”, do Tulipa 
  • Coletivo de Dança
  • “Só até o Corredor”, de Carol Martins

 

Foto: Okna Produções / Divulgação / CP

Semente do hoje e do amanhã

A Semente - Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade se reinventou para manter programação qualificada, focada em sustentabilidade e voltada ao público infantil durante a pandemia. Em sua 4ª edição, 18 curta-metragens brasileiros estarão disponíveis em um canal on-line entre 17 de outubro e 30 de novembro. A mostra também contará com duas sessões na modalidade drive-in (dia 25 de outubro no estacionamento da EPTC), seminários para professores, educadores e pais (versão on-line) e ações junto a escolas em atividades na modalidade remota. Tudo gratuito.

Tradicionalmente realizada durante a Virada Sustentável de Porto Alegre, a Semente tem como propósito sensibilizar as crianças para a sustentabilidade, disseminando olhar proativo e responsável estimulado pelos filmes selecionados. Entre os filmes exibidos, está “Dilúvio”, que tem como personagem central o Arroio Dilúvio narrando a história de um grupo de estudantes e sua professora que fazem passeio da nascente à sua foz juntos em uma investigação. O roteiro e a direção são assinados por Gustavo Spolidoro. Tudo estará lá no YouTube da mostra.

Foto: Eduardo Cabeda / Divulgação / CP

"Certa vez, cheguei a pensar que meu irmão também fosse filósofo. Nesse dia, o pai dele havia morrido. Minha mãe recebeu uma ligação, depois sentou na sala em silêncio e o Augusto perguntou, o que foi mãe. E sem responder de imediato, ela começou a chorar devagar, como se estivesse economizando a tristeza. Foi então que percebemos que algo importante e grave estava por vir". 

Jeferson Tenório, patrono da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre. Trecho do livro “Estela sem Deus” (Zouk, 2018)


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