Startup cria plataforma para pequenas farmácias
Empresa realiza toda a montagem das farmácias online com cadastros de produtos

publicidade
Uma empresa gaúcha que nasceu de uma paixão de cuidar do próximo e de transformar a vida das pessoas por meio do acesso à saúde de qualidade. Assim pode ser definida a Manda Med, que redefiniu sua trajetória inicial a partir da pandemia do Coronavírus, startup que desenvolve um marketplace de farmácias, plataforma diferenciada que possibilita que pequenas farmácias tenham acesso ao mundo digital. A Manda Med realiza toda a montagem das farmácias online com cadastros de produtos, oferecendo segurança, agilidade e facilidade para os proprietários das drogarias. Pela plataforma, os consumidores podem escolher a farmácia de preferência ou realizar comparação de preços e produtos.
Criada pela farmacêutica especialista em Gestão de Serviços de Saúde Cássia Rocha, e Luiza Fróes, estudante de Healthtechs e ambiente institucional da saúde, a Manda Med está vinculada ao Exohub, um hub de inovação parceiro da Universidade Feevale. Desde os primeiros esboços do negócio obtiveram destaque no projeto, e foram convidadas a participarem como bolsistas do Programa Mundial de Aceleração de Startups, Founder Institute. Na sequência, as sócias se inscreveram em um programa de investimentos em startups, da Hypera Pharma e foram selecionadas para apresentarem seu modelo de negócio ao time de executivos da multinacional brasileira. Em menos de dois meses, a Manda Med captou 5 drogarias parcerias para terem suas farmácias digitais, além de crescimento nas vendas para usuários finais, demonstrando aderência à plataforma. A expectativa é que até o final do ano a plataforma tenha 50 farmácias cadastradas.
***
A empresa: Uma empresa gaúcha que visa ajudar pequenas farmácias a se destacarem no mundo digital, um Marketplace que realiza toda a montagem das farmácias online com cadastros de produtos (setup), para dar segurança, agilidade e facilidade para os proprietários das drogarias.
Mercado: Conforme o Conselho Federal de Farmácias, existem cerca de 87 mil drogarias ativas, sendo que 80 mil são pequenas farmácias de empreendimentos familiares, foco de mercado da Manda Med. Estudo “Farmácias e Drogarias: mercado e tendências” em pequenas cidades, com até 50 mil habitantes, as redes independentes de farmácias prevalecem.
Produto/serviço: A Manda Med, por meio de sua plataforma, ajuda a farmácia a competir com grandes redes no mundo digital, de forma fácil e simples, principalmente na parte de cadastro de produtos, entregas com motoboys, divulgação e marketing digital.
Números: Em menos de dois meses, a Manda Med captou 5 drogarias parcerias para terem suas farmácias digitais. A plataforma objetiva ter 50 farmácias cadastradas até o final de 2020. Hoje tem uma base de 100 inscritos na plataforma.
Relação com universidades: A Manda Med está atrelada ao Exohub, um hub de inovação parceiro da Universidade Feevale.
Metas: No modelo de assinaturas de medicamentos foram 7 contratos semestrais de assinaturas recorrentes. Em 2 meses de operação do modelo marketplace foram 5 farmácias de 5 cidades diferentes. Com isso nosso número de vendas aumentou em torno de 300%, bem como o faturamento geral da empresa. Até o final do ano a previsão é ter 50 drogarias vinculadas à plataforma.
Sustentabilidade: O propósito da Manda Med é auxiliar na rotina do proprietário de farmácia. Além disso, visamos apoiar o empreendedorismo local, dando oportunidade para pequenos negócios terem um destaque online, auxiliando no desenvolvimento econômico.