Maior produtor de leite e suínos do RS

Maior produtor de leite e suínos do RS

Segundo dados do IBGE, são produzidos 142 mil litros de leite por dia, o que resulta em 52 milhões de litros ao ano, mais de 600 mil litros a mais que o segundo colocado

COLABORE

Centro de Santo Cristo

publicidade

O município de Santo Cristo, no Noroeste do Estado, recebeu o título de maior produtor de leite e maior produtor de suínos do Rio Grande do Sul. O reconhecimento ocorreu na semana passada, quando o governador Eduardo Leite sancionou projeto de Lei proposto pelo deputado Aloísio Classmann, reconhecendo o município como campeão gaúcho de produção de leite e suínos do ano de 2019.

De acordo com os dados da Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2020, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do governo do Estado, a suinocultura aparece com mais de 138 mil cabeças. O município que aparece na segunda colocação possui 90 mil cabeças de suínos. Santo Cristo possui 15 unidades de produção de leitões, além de 34 granjas de terminação ou engorda.

E, segundo os dados do IBGE, são produzidos 142 mil litros de leite por dia, o que resulta em 52 milhões de litros ao ano, mais de 600 mil litros a mais que o segundo colocado. Ainda sobre a produção leiteira, outro destaque é a produtividade do rebanho, que possui o quinto maior conjunto de vacas ordenhadas, totalizando 11.473 animais. De acordo com dados municipais, a atividade leiteira é realizada por cerca de 400 famílias.

O prefeito, Adair Philippsen, diz que a conquista é dos produtores. "Significa o reconhecimento oficial da qualidade de seu trabalho, de seu empenho e de sua fibra. Esperamos alcançar maior divulgação do município e atrair mais investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor”.


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895