Debates, corpo a corpo e rede social: campanha eleitoral em 2020

Debates, corpo a corpo e rede social: campanha eleitoral em 2020

Podcast discute ações da disputa municipal

Correio do Povo

publicidade

Nos últimos anos, as campanhas eleitorais têm dado mais atenção para as redes sociais, contudo, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, este ano a prática se intensificou. Os estrategistas de campanha tiveram de pensar em novas maneiras de alcançar esse eleitorado que ficou mais distante em função das medidas sanitárias.

Em Porto Alegre, muitas entidades e veículos de comunicação promoveram encontros para ouvir as manifestações dos 13 candidatos ao Paço Municipal, tanto presenciais quanto em forma de painéis. Porém, em consequência dessas mudanças, os debates presenciais ganharam certo destaque na agenda dos candidatos. No encontro promovido pelo Correio do Povo, Rádio Guaíba e Amrigs, na semana passada, 10 dos 13 candidatos apresentaram suas propostas, além de acusações e críticas aos adversários.

Porém, faltando pouco mais de uma semana para as eleições, a campanha eleitoral se mostrou mais presente nas ruas. As famosas carreatas dos candidatos pela cidade cresceram, assim como a presença dos porta-bandeiras, panfleteiros e comícios ao ar livre. Infelizmente, certos cuidados sanitários, como a utilização correta das máscaras, não estão sendo seguidos como deveriam.

As mudanças na campanha eleitoral deste ano são o tema da quinta edição do podcast Matriz especial eleições. O episódio contou com a participação dos jornalistas Mauren Xavier, Henrique Massaro e comentário de Taline Oppitz e pesquisa de Flávia Simões.

Ouça:


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895