Pandemia impulsiona a Educação a Distância

Pandemia impulsiona a Educação a Distância

Busca de alternativas virtuais acelerou a expansão do número de matrículas, que cresceram 227%, entre 2010 e 2019

Por
Maria José Vasconcelos e Vera Nunes

A pandemia da Covid-19, que impacta diferentes setores e áreas, pessoais e profissionais, também expõe reflexos sob diversos aspectos educacionais. Com a necessidade de valer-se de ensino não presencial, alternativas virtuais, por meio de tecnologias, aceleraram sua expansão no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), o número de matrículas em Educação a Distância (EAD) cresceu 227%, entre os anos de 2010 e 2019; sobre uma elevação de 19,2%, entre 2017 e 2019.

Nesta semana de comemoração do Dia Nacional da EAD (celebrado em 27/11), professores, estudantes e especialistas percebem o avanço da modalidade em tempos de restrições sociais e cuidados sanitários. Assim, como ensino híbrido (presencial e virtual), remoto (por meio de equipamentos), totalmente a distancia (EAD), síncrono (em tempo real) ou assíncrono (em tempo não imediato), muitas têm sido as formas buscadas para promover a aquisição de conhecimento e novas formações.

Ofertar EAD não significa, simplesmente, transpor conteúdos trabalhados na modalidade presencial para um formato com uso de equipamentos. Exige planejamento e organização dos estudos, de modo a mobilizar e garantir aprendizagem sob orientação profissional e com base em critérios que ofereçam segurança e permitam avanço cognitivo.

Dados já revelam novos perfis educacionais neste cenário em transição. No Ensino Superior do Sul, 59% são mulheres; 42% têm 30 anos de idade ou mais; e 67% dos estudantes trabalham. Aliar qualidade de conteúdos, docência competente e currículos bem estruturados com o uso de tecnologias têm sido desafios a cumprir nessa caminhada.

La Salle investe e abre oportunidades

Universidade aposta em programa de expansão com qualidade educacional. Foto: Rodrigo Silveira / Universidade La Salle / CP

Presente em 70 unidades, em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Universidade La Salle aposta em programa de expansão com qualidade educacional. Consciente da importância do Ensino Superior na vida pessoal e profissional, a direção acadêmica informa que o investimento em desenvolvimento resulta em investimentos que superam meio milhão de reais este ano. E já são mais de 10 mil alunos matriculados nos cursos presenciais e a distância (EAD). 

Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo relatório publicado em setembro de 2020, apontam que, no Brasil, graduados e pós-graduados garantem uma remuneração de 114% acima dos que terminaram apenas o Ensino Médio. A diretora de Graduação da Universidade La Salle, Cristiele Ribeiro, argumenta que os ganhos para quem opta por investir em uma graduação não são apenas financeiros. “Ao longo do curso, os alunos terão a oportunidade de praticar e vivenciar a sua futura atividade profissional, não só por meio dos estágios mas, também, por meio dos projetos de extensão presentes em cada programa curricular, nos quais desenvolverão/promoverão, de forma multi e interdisciplinar, produtos e serviços à comunidade”, assinala a professora. No caso da aluna Geovanna Cristine Corrêa Ribeiro, da Ciência da Computação, no Campus Canoas, junto com duas colegas idealizaram o “PetLover.find”, projeto em parceria com a ONG Anjos do Parque, em Canoas. “O aplicativo tem várias funcionalidades, entre elas permite que os donos busquem animais perdidos e o compartilhamento de publicações de animais para adoção.” Para Geovanna, é um projeto bem completo, que agrega experiência e que ajudará na formação profissional na área.

Na Universidade La Salle, em Canoas, as inscrições ao vestibular de verão estão abertas até fevereiro, através do site: unilasalle.edu.br/vestibular. A prova é on-line; e há oferta de bolsas e descontos de até 50%, ver em: bolsas.unilasalle.edu.br. Mais informes e contato, via WhatsApp: 0800-5418500. Esta edição oferece 25 cursos de Educação a Distância, com destaque para as novas oportunidades na área de tecnologia: Ciência de Dados e Gestão de TI, Redes de Computadores. “Há uma grande demanda por profissionais capacitados na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) em todos os segmentos, potencializada ainda mais pela pandemia da Covid-19, que fez com que as pessoas e as organizações passassem a realizar a maior parte das suas atividades em ambientes virtuais”, avalia Cristiele. 

Outro destaque da graduação da La Salle são as experiências de internacionalização. Além da oferta semestral de 40 bolsas de intercâmbio presencial em outros países, a Universidade promove dois projetos de internacionalização virtual, democratizando a experiência a alunos que não podem sair do Brasil. “Estudar durante a pandemia não vem sendo tarefa simples. Tenho buscado alternativas para além das aulas, para poder me aproximar desta experiência que, se limitada às salas de aulas virtuais, seria incompleta”, afirma Daniel Polleti Silva, de Bento Gonçalves, aluno de graduação em História EAD e que cursa disciplinas em duas universidades estrangeiras. No estudo da língua, ele revela que prepara receitas típicas de México e Chile, assiste filmes e ouve artistas desses países de seu intercâmbio.

Matrículas em EAD crescem 227%

O número de matrículas em Educação a Distância (EAD) cresceu 227%, entre os anos de 2010 e 2019. E a elevação foi de 19,2%, entre 2017 e 2019. Na última década, a área mais procurada foi a da Saúde, com aumento de 102%, seguida de Direito (60%), Hospitalidade e Turismo (43%), Artes, Design e Moda (36%) e Agronegócios (30%). 

Os dados são do estudo “Educação Superior no Sul: contextos e perspectivas 2019”, realizado pela Educa Insights e divulgado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), com base na análise dos números do Censo da Educação Superior 2019, o mais recente divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). 

Segundo o estudo, menos universitários optaram por se graduar em cursos presenciais. Houve retração de 5% no volume total de matrículas, entre 2010 e 2019; e retração de 6%, nos últimos dois anos da apuração. A quantidade de ingressantes também encolheu -4,33% e -8,4%, nos respectivos períodos. As maiores reduções foram nos cursos das áreas de Negócios (-7%), Educação e Comunicação e Humanidades (-6%, cada), Hospitalidade e Turismo (-5%) e Tecnologia da Informação (-3%).

O diretor presidente da Abmes, Celso Niskier, avalia que a modalidade EAD é mais flexível e atende a quem já está no mercado de trabalho e busca melhor qualificação. “Os dados mostram que, no Sul, os estudantes estão dentro de um perfil ‘mais adequado’, que explica, portanto, essa evolução maior da EAD, em função da flexibilidade que oferece”, observa o dirigente.

Perfil acadêmico nas IES do Sul brasileiro

  • São 59% de mulheres no Ensino Superior do Sul.
  • Os acadêmicos sulistas são um pouco mais velhos: 42% têm 30 anos ou mais, representando 37% da média nacional. 
  • Os estudantes que declararam trabalhar, conforme informes do Censo do Inep, também superam os índices nacionais: são 67% dos alunos do Sul; e totalizam 57%, no país.
     

Incentivos são proibidos em áreas estratégicas

Saúde está entre as áreas impedidas de apoio para estudos a distância. Foto: Tuane Eggers / Univates / CP Memória 

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, neste mês, projeto de lei que proíbe a administração pública de incentivar o desenvolvimento e a veiculação de cursos de Educação a Distância (EAD) nas áreas de Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. O substitutivo ainda deverá ser analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Atualmente, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a EAD conta com tratamento diferenciado em relação a custos de transmissão em canais comerciais de radiodifusão. Mas o texto não proíbe incentivos a cursos EAD de nenhuma área do conhecimento.

O Projeto de Lei 1171/19, do deputado Dr. Jaziel (CE), foi aprovado na forma do substitutivo do relator, Dr. Zacharias Calil (GO). “Por serem setores estratégicos, em que a falta de prática pode trazer prejuízo coletivo significativo, entendemos que é a medida mais correta”, avalia Zacharias. Mas, na Câmara, tramita outro projeto com mesmo objetivo – o PL 5414/16, do ex-deputado e atual presidente do Senado Rodrigo Pacheco (MG). Já aprovado pela Comissão de Educação, o projeto aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2018, no Brasil, foram credenciados 231 cursos de saúde a distância. Esses estudos se concentram nas áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, entre outros.

Uniftec: metodologia própria e polo no Uruguai

Criada em 2012, a unidade de negócios EAD do Uniftec conta com 20 cursos de graduação, 10 pós-graduações e três opções de cursos técnicos. Juntos, contabilizam mais de 5 mil alunos. Desde o credenciamento, já foram formados mais de 500 profissionais nas unidades próprias da instituição, além de um polo na cidade de Melo, no Uruguai. “O nosso EAD tem personalidade e características fortes nossas”, ressalta o diretor de EAD, Rafael Giovanella.

Imed amplia a oferta de cursos a distância

Frente ao crescimento significativo na busca pelas formações on-line, a Imed optou por expandir a atuação. Firmou parceria com a edtech +A Educação, e passará a oferecer cerca de 20 cursos diferentes, parte deles já a partir de 2022. Entre os cursos planejados estão as graduações em Administração, Ciências Contábeis, Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Comercial, Marketing, Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos. O portfólio poderá crescer com a liberação de novos cursos, já protocolados junto ao Ministério da Educação. Os campi da Imed serão também polos para o ensino à distância. Atualmente, são três campi físicos, em Passo Fundo, Porto Alegre e Ijuí; e o campus on-line. Mas a Imed prevê ainda a abertura de unidades em mais cinco cidades do RS e, posteriormente, expansão para os estados de Santa Catarina e Paraná.

Feevale: conexão digital e workshop

Atividades práticas e técnicas diferenciam graduações digitais da Universidade. Foto: Caroline Souza / Universidade Feevale / CP

Com componente curricular exclusivo, a Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, desponta com dois cursos de formato digital que permitem aos alunos participarem de atividades práticas para expandir suas conexões e networking. São os workshops, que, agora, fazem parte da grade curricular dos cursos de Gestão de Recursos Humanos Digital e Gestão Comercial Digital da Universidade. Os cursos tiveram seus currículos totalmente atualizados, com a novidade da realização de workshops, que os diferenciam dos demais cursos digitais da Feevale e da região.

André Luciano Viana, coordenador dos cursos, explica que, por serem essencialmente práticos, os componentes dos workshops são coordenados por professores com importante experiência na área do curso e são exclusivos do setor de atuação dos futuros profissionais. O trabalho ocorre em diversos espaços acadêmicos, em seus três campi: no Feevale Techpark; em polos nos municípios da região; e em locais como, por exemplo, visitas técnicas a empresas da região.

A cada trimestre, os estudantes poderão, assim, participar de workshops com temas exclusivos, cujas datas e locais são informados pelo professor, no início das aulas. “O estudante que não puder estar presencialmente no workshop poderá optar pelo modo de assistir a essa aula prática, uma vez que as atividades ocorrerão de forma síncrona, ou seja, em tempo real. Desse modo, a intenção é que o aluno tenha opções, como assistir a atividade ao vivo, por gravação ou em formato de produção textual”, exemplifica o professor. 

André destaca a relevância do workshop para a aproximação dos estudantes com a prática em sua área de atuação. “É uma atividade essencial de simulação de atividades, que ajudará na construção de relacionamentos, formação de equipes, lideranças colaborativas e gestão de negócios”, considera. E explica que, se desejarem, os alunos atuais podem pedir troca de currículo, mediante solicitação de aproveitamento dos componentes cursados e disponibilidade gradual de oferta de disciplinas.

O curso de Gestão Comercial Digital, com oito trimestres (2 anos), enfoca a criação de redes de relacionamento entre pessoas, empresas e mercado, e desenvolvimento de ideias inovadoras. Por meio de atividades específicas e técnicas da área comercial, que enfatizam a experiência prática, essa graduação forma gestores comerciais movidos por desafios e com habilidades estratégicas na transformação de negócios. Mais dados: way.feevale.br/cursos/gestao-comercial. 

Já o curso de Gestão de Recursos Humanos Digital, também de oito trimestres, trabalha na redescoberta do potencial humano nas organizações e no engajamento de líderes e equipes de trabalho. Por meio de atividades práticas que privilegiem o conhecimento específico e a experiência na gestão de pessoas e negócios, o curso forma gestores capazes de desenvolver práticas colaborativas e relações de valor entre as pessoas. Detalhes: way.feevale.br/cursos/ gestao-de-recursos-humanos. 

Com inscrições abertas, o vestibular da Feevale oferece vagas para ingresso no 1<SC120,176> semestre letivo/2022, para os cursos presenciais, híbridos e digitais (EAD). Os candidatos podem realizar a prova de Redação on-line ou aproveitar notas do Enem (2018 a 2021). Inscrições, isentas de taxa, pelo site: way.feevale.br. 

Senac EAD expande opções de cursos

Estudos a distância do Senac qualificam e agilizam inserção profissional. Foto: Eduardo Silveira / Senac / CP

Com mais de 200 opções em cursos livres, técnicos, de graduações, pós-graduações e extensões universitárias, a Educação a Distância (EAD) do Senac aponta compromisso em oferecer qualificada experiência aos alunos.

Flexibilidade de tempo e liberdade de escolha, de onde e como vai estudar, são vantagens já são conhecidas de quem opta pela Educação a Distância (EAD). O uso de ferramentas e metodologias mais dinâmicas também são atrativos da EAD, que conta com 9 milhões de matriculados, de acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Conforme pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), em breve, a EAD deve ultrapassar o ensino tradicional: estima-se que 51% dos matriculados no Ensino Superior recorrerão à EAD, até 2023; contra 49%, que escolherão salas de aula tradicionais. 

O aumento nas matrículas para cursos na modalidade EAD, segundo levantamento da Catho Educação, foi de 70%, entre 21/3 e 6/4 de 2020, enquanto o interesse por cursos remotos aumentou 45%. “No mesmo ano, os cursos técnicos EAD do Senac cresceram 33%, em novos estudantes, superando 26 mil desses alunos no ano. Diante desse cenário, o diretor do Senac EAD, Gustavo Pilatti, considera que realizar uma capacitação à distância é uma boa e rápida forma de inserção profissional.

Gustavo argumenta que o Senac EAD destaca-se no setor, com diferenciais como ampla oferta em diversos níveis de ensino e áreas de conhecimento. Com atuação em 58 polos pelo RS, as mais de 200 opções de estudo permitem que o aluno construa uma trajetória de formação dentro do próprio Senac. Ele ressalta que todos os cursos são ministrados por instrutores com experiência de mercado e garantem referências atualizadas e atividades práticas. E acrescenta que tudo isso se alia ao reconhecimento e à credibilidade do Senac, que, já na década de 1940, promovia Ensino a Distância, através de seus cursos, na Universidade do Ar, uma ação pioneira, que, na época, levou conhecimento profissional a muitos, em locais distantes, por meio de programas de rádio. 

Atualmente, o Senac EAD está com inscrições abertas para 13 cursos técnicos nas áreas de Comércio, Design, Gestão, Informática, Meio Ambiente, Segurança e Turismo; e a primeira especialização pós-técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente. Matrículas até 20/12, pelo site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos, onde também constam conteúdo programático, metodologia e política de descontos do Senac. Uma das facilidades do Senac EAD é que o aluno pode acessar uma Experimentação da Sala de Aula Virtual, disponibilizada aos alunos inscritos até a data de início das aulas. 

Todos os cursos são autorizados pela Secretaria Estadual da Educação e reconhecidos pelos respectivos conselhos de ensino. Não há distinção entre as modalidades de ensino. E as documentações e diplomas acadêmicos fornecidos têm o mesmo valor que os de cursos presenciais. 

Agenda da EaD

  • Dia Nacional: Em 27/11, é comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância. A data foi proposta pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), em 2003, e oficializada em 15 de janeiro de 2018, pela Lei 13.620.
  • Abed: A Associação Brasileira de Educação a Distância promove lives gratuitas sobre contribuições para o currículo por competências e para a aprendizagem baseada em projetos, e como avaliá-las. Dia 29/11, às 16h30min, profissionais brasileiros que atuam no exterior falam sobre as práticas que a educação brasileira ajuda a implementar ao redor do mundo. E dia 2/11, o tema são as avaliações no currículo por competências e a aprendizagem baseada em projetos. Acesso pelo canal da associação no Youtube.
  • IFRS: O Instituto Federal do RS oferece 15 cursos gratuitos na área de Educação na modalidade a distância (EAD). Os cursos devem ser concluídos até 31/1/2022. Detalhes aqui.
  • URI: A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), no campus Frederico Westphalen, oferece cursos de pós-graduação lato sensu (especializações) a distância (EAD). Inscrições para Gestão em Saúde, Gestão em Sistemas Produtivos Agropecuários, Gerontologia e Neurociências e Aprendizagens. Abertas até 1º/12, no site
  • Senai Tecnologia: A Faculdade Senai de Tecnologia Porto Alegre recebeu nota máxima: 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para autorização de oferta do curso superior de Manutenção Industrial na modalidade de Educação a Distância. Dentre os requisitos analisados, organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura contribuíram para atingir a nota. O resultado finaliza processo junto ao MEC, que contemplou com notas máximas o credenciamento da Faculdade Senai para oferta de cursos superiores EAD e a autorização de quatro cursos superiores: Automação Industrial, Manutenção Industrial, Redes de Computadores e Sistemas de Telecomunicações.
  • Politécnico da UFSM: As inscrições do processo seletivo para o curso Técnico em Cooperativismo EAD, encerradas no último mês, deixaram uma marca histórica no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. O processo, totalmente on-line, obteve 2.016 inscritos, de todos os estados brasileiros. A relação de candidatos por vaga ficou em 33,6 − a maior procura de um curso técnico na instituição. O curso será na modalidade Educação a Distância (EAD), duração de três semestres letivos e de forma gratuita.

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895