Todos querem o mesmo troféu

Todos querem o mesmo troféu

Depois de uma temporada menor em função da Covid-19, a NBA voltará a ter o calendário completo, com 82 jogos na fase regular. Várias equipes dividem o favoritismo

Astro do Bucks, o grego Antetokounmpo tenta levar o time ao bicampeonato em uma temporada que promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos

Por
CHICO IZIDRO

Em julho passado, o Milwaukee Bucks, com atuação histórica de Giannis Antetokounmpo, conquistou o seu segundo título da NBA, depois de 50 anos de jejum. Pois na próxima terça-feira, dia 19, a Liga de Basquete norte-americana retorna, comemorando seus 75 anos, e com a tabela completa – no campeonato passado o calendário foi afetado por causa da pandemia da Covid-19, com redução no número de jogos. Agora, os times voltarão a jogar 82 partidas. A decisão do título tem previsão para se iniciar em 2 de junho de 2022.

Apesar de estar em posse da taça, os Bucks não são vistos como os favoritos ao bicampeonato, muito em função das poucas mudanças na equipe em relação à temporada anterior. A aposta para o futuro campeão está sendo feita em favor do Brooklyn Nets. A equipe de Nova Iorque renovou o contrato com o astro Kevin Durant por mais quatro anos. A equipe ainda tem estrelas como James Harden e Patty Mills, da seleção australiana. O elenco tem também Kyrie Irving, mas em princípio o atleta está fora da competição por não querer se vacinar contra a Covid-19. Assim, foi afastado de qualquer atividade com o time, como jogos e treinos até que seja elegível sob os protocolos sanitários, incluindo a vacinação. “Kyrie fez uma escolha pessoal e respeitamos seu direito individual de escolha. Atualmente, ela restringe sua capacidade de ser um membro em tempo integral da equipe e não permitiremos que nenhum membro de nosso time participe em tempo parcial”, disse o gerente geral dos Nets, Sean Marks. O jogador é declaradamente antivacinas. Assim, Kyrie está fora da abertura da temporada, que terá um duelo de gigantes, justamente entre os Nets e os Bucks, na próxima terça-feira, em Milwaukee.

Outro favorito para levantar o troféu no ano que vem é o Los Angeles Lakers, que contratou Carmelo Anthony, para jogar ao lado de LeBron James, Anthony Davis e Russell Westbrook, formando, em tese, um dos times mais fortes da temporada 2021/22. Entre as demais equipes que podem surpreender na temporada estão o atual vice-campeão Phoenix Suns, que contratou o pivô JaVale McGee; o New York Knicks, que acertou com Kemba Walker; o Miami Heat, que renovou com o armador Victor Oladipo e manteve Jimmy Butler; e o Boston Celtics, que fechou com Josh Richardson, e chega para jogar ao lado de Jayson Tatum. 
Atualmente, a NBA é formada por 30 equipes, sediadas em 27 cidades dos EUA e uma do Canadá. Esses 30 times são divididos em duas conferências, Leste e Oeste, e dentro das conferências em divisões com cinco times cada. Durante a temporada regular, cada time joga 82 vezes, sendo 52 jogos contra times da sua própria conferência e 30 da oposta. Ao final da temporada, classificam-se para os playoffs os oito melhores de cada lado.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895