Ensino Médio em reforma

Ensino Médio em reforma

Em 2022, as escolas já devem ter os seus currículos adaptados ao Novo Ensino Médio

Relatório completo da consulta será entregue em até 30 dias

Por
Vera Nunes

Em julho recente, o governo federal anunciou o cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e os procedimentos e orientações que deverão ser cumpridos pelos estados. O modelo é produto da Lei 13.415/2017 e alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A legislação estabelece mudanças na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do aluno na escola, de 800 horas para 1.000 horas anuais, e define a nova organização curricular, mais flexível, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, denominadas “Itinerários Formativos”, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. 

A reforma estipula um máximo de 1.800 horas para a Formação Geral Básica, ao longo do Ensino Médio, e um mínimo de 1.200 horas para os Itinerários Formativos, sem limite. De acordo com o novo cronograma, as escolas brasileiras têm até março de 2022 para começar a colocar em prática este novo modelo.

Ansiedade 

“O novo Ensino Médio veio para atender a uma antiga reivindicação de todos os que se preocupam com uma educação de qualidade e que esteja em sintonia com a realidade do jovem brasileiro: uma escola que sai do foco conteudista para trabalhar o contexto desse conteúdo”, avalia Naime Pigatto, assessora pedagógica e de legislação educacional do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), lembrando que toda mudança provoca inquietação. “A organização do novo Ensino Médio não é simples, gera muita ansiedade, pois a escola lida com algo nunca antes pensado: o trabalho com Itinerário Formativo, que tem a missão de falar a linguagem do aluno. E isso requer engajamento dos professores, do estudante e da família, que precisará apoiar a escola nesse processo de implantação de um currículo inovador, mas que não perca a essência da sua tradição”, salienta Naime. No RS, a rede privada conta com 40.910 alunos e 951 instituições com Ensino Médio, segundo dados do Censo da Educação Básica 2020. 

Projeto-Piloto

Já na rede pública estadual, são 284.820 alunos matriculados no Ensino Médio, sendo 1.795 escolas de Ensino Fundamental e 1.090 de Ensino Médio (cada instituição pode oferecer mais de uma modalidade de ensino). E, segundo a Secretaria Estadual da Educação, atualmente, há 299 escolas piloto no projeto de implementação do Novo Ensino Médio. A pasta informa que, no momento, está aguardando a homologação do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio, pelo Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS), para a continuidade das ações pedagógicas e construção dos Itinerários Formativos, de acordo com as propostas de flexibilização curricular. A Secretaria revela que R$ 18,2 milhões, do programa federal, já foram repassados às escolas para a implantação do projeto. O montante pode ser destinado para investimentos em tecnologia, formação de professores, projetos pedagógicos, melhorias no espaço físico, pequenas reformas e custeio de projetos dos Itinerários Formativos. 

Documento Referência

A presidente do CEEd/RS, Márcia Adriana de Carvalho, esclarece que a segunda versão do documento do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) do Ensino Médio foi recebida para análise no dia 30/6. “A primeira versão tinha a redação voltada apenas à rede estadual, porém, como esse documento precisa ser referência para o território estadual, para todas as instituições de Ensino Médio, assim como nas etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, precisou de ajustes”. Segundo ela, o CEEd/RS, por meio da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior, está em processo de elaboração do ato normativo que instituirá esse documento como referência obrigatória para a elaboração dos currículos das instituições de Ensino Médio. “A previsão é que, no mês de agosto, possamos ter essa minuta construída, para aprovação no início de setembro. A partir dessas normativas, as escolas organizarão seus currículos”, explica, lembrando que o ato será em regime de colaboração com Estado, municípios e escolas particulares, a exemplo do que foi construído em 2018, para o RCG dos ensinos Infantil e Fundamental.

Implantação do NEM

Estrutura

O Novo Ensino Médio (NEM) será estruturado em dois grandes blocos:

  • Currículo Geral Básico: que tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que define competências e habilidades para quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).
  • Itinerários Formativos: que oferecem possibilidade de o estudante se aprofundar em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na formação técnica e profissional.

Cronograma

  • A portaria traz o cronograma referente aos materiais e recursos didáticos para o Novo Ensino Médio:
  • No ano de 2021: escolha e distribuição das obras, projetos integradores e projetos de vida.
  • No ano de 2022: escolha e distribuição, por área de conhecimento, de obras de formação continuada e recursos educacionais digitais.
  • No ano de 2023: escolha e distribuição das obras literárias.
  • No ano de 2024: escolha e distribuição de materiais e recursos didáticos para os Itinerários Formativos.

Previsão

  • Calendários para a ampliação da carga horária, para 1.000 horas anuais, nas unidades escolares de Ensino Médio.
  • Prazos para a implementação dos novos currículos, alinhados à BNCC e aos Itinerários Formativos.
  • Cronogramas referentes aos materiais e aos recursos didáticos, via Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
  • Atualizações relativas às matrizes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).
  • Atualizações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
  • Atualização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

4º Ano

A Secretaria Estadual da Educação informa que trabalha na construção de uma proposta de oferta de um 4º ano para o Ensino Médio. A proposta está sendo elaborada como opcional e terá um currículo diferenciado das demais séries, com foco especial em disciplinas como Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. Prevê, ainda, outras adicionais, como Projeto de Vida e Projeto de Vida para o Mundo do Trabalho, que visam preparar o estudante para buscar uma carreira. A Secretaria reforça que o projeto está em elaboração e que as definições ocorrerão com o avanço do projeto.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895