Times estão preparados para a Terceirona Gaúcha

Times estão preparados para a Terceirona Gaúcha

Campeonato, que começa no próximo final de semana, será disputado por 16 clubes e vai até 10 de dezembro deste ano

O Rio Grande, clube mais antigo do Brasil, tem como meta principal subir de divisão

Por
Chico Izidro

Daqui a uma semana será dado o pontapé inicial da Série B Gaúcha, mais conhecida como Terceirona, a última divisão do futebol no Rio Grande do Sul. O campeonato será disputado por 16 times e vai até 10 de dezembro. O campeão e o vice garantem o acesso à Segundona de 2024. A competição teria início em 20 de setembro, porém devido as tragédias das enchentes no Interior, os clubes ganharam uns dias a mais de preparação.

A fórmula de disputa é simples. Na primeira fase, as 16 equipes estão divididas em quatro grupos de quatro participantes, de forma regionalizada, em que haverá confrontos em turno e returno dentro dos grupos. Os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase, que consistirá de jogos eliminatórios em ida e volta, com o mando de campo da segunda partida para o time com melhor aproveitamento técnico acumulado. Este sistema irá até o final da competição.

A primeira rodada, no próximo final de semana, terá os seguintes confrontos, com todas as partidas se iniciando às 15h: Cruzeiro x Futebol com Vida Elite x Cruz Alta, Sapucaiense x Novo Horizonte, Igrejinha x Gramadense, Riopardense x Real Sport Club, Rio Grande x Farroupilha, São Paulo x Riograndense e São Borja x Santo Ângelo.

CRUZEIRO

O experiente técnico Rodrigo Bandeira assumiu o comando do Cruzeiro, que há algumas temporadas trocou Porto Alegre por Cachoeirinha, atuando no estádio Dirceu de Castro (Arena Cruzeiro). Ele já havia treinado o time em 2007, mas como lembrou, na época não teve a chance de fazer jogos no antigo Estrelão. “O gramado estava sendo reformado, e o Cruzeiro jogou todas as partidas fora. Agora terei a chance de treinar a equipe na Arena Cruzeiro”, vibrou.

O treinador disse que o clube está passando por um momento de reestruturação, mas contratou alguns atletas veteranos, que já trabalharam com ele. “Vamos mesclar com jogadores da base. Nosso elenco será enxuto, mas de qualidade”, destacou Rodrigo. Ele disse, ainda, que apesar do momento vivido pelo Cruzeiro, que caiu da Segundona para a Terceirona no ano passado, a estrutura é muito boa. “A direção proporciona a chance de a gente fazer um bom trabalho”, garantiu Rodrigo. O técnico disse que o objetivo é o acesso, mesmo sabendo da dificuldade da competição. “Vamos enfrentar equipes difíceis, que utilizam muito a bola área e muito contato físico. Bem estilo Gauchão, mesmo. E temos de estar bem preparados para isso. Garanto que não vai faltar empenho de meus atletas”, completou.

REAL SPORT CLUB

Do litoral Norte, chega o Real Sport Club, que manda os seus jogos no Módulo Esportivo de Tramandaí. Fundado em 2005, o clube-empresa tem como objetivo principal a formação de atletas, mas este ano o time visa o acesso. No comando está o técnico Vladimir Duarte. No elenco se destaca o jogador japonês Ayato, indo para a segunda temporada vestindo as cores do Real.


O Real Sport Club manda os seus jogos no Módulo Esportivo de Tramandaí, no Litoral Norte. Fundado em 2005, o clube-empresa tem como objetivo principal a formação de atletas, mas este ano o time visa o acesso | Foto: Fernando Sena / Tendência Notícias / CP

SÃO BORJA

A surpresa da Terceirona fica com o São Borja, que em uma bela jogada de marketing, acertou com o veterano atacante Walter, ex-Inter e que disputou a Segundona Gaúcha deste ano pelo Pelotas. O jogador está com 34 anos, e passou a carreira brigando com a balança. Ele se apresentou depois que os demais atletas do elenco, pois ficou em Recife, sua cidade natal, onde esteve realizando exercícios físicos diariamente. A previsão é de que ele estreie pelo Índio Missioneiro já nesta primeira rodada, contra o Santo Ângelo. O clube também acertou a permanência do lateral-direito Matheus Fauth, outro que foi revelado pelo Inter. Chegou ainda ao Vicente Goulart, o polivalente Silas, de 25 anos, que neste ano disputou a Segundona pelo Veranópolis, onde marcou 2 gols.

RIO GRANDE

O Rio Grande, clube mais antigo do Brasil, fundado em 19 de julho de 1900, e por isso apelidado de Vovô, irá disputar a Terceirona Gaúcha pela sétima temporada seguida e, após bater na trave nos últimos anos pelo acesso, o objetivo claro do time treinado por Claudio Júnior é retornar à Segundona.

FARROUPILHA

O Farroupilha, de Pelotas, campeão gaúcho de 1935, tem focado na construção de seu novo estádio, a Arena Ninho do Cardeal, para substituir o Nicolau Fico. O objetivo é que as obras estejam concluídas até final de 2024. O projeto inclui iluminação em led, centro administrativo com três andares de aproximadamente 900 metros quadrados para, entre outras coisas, refeitório e alojamento, estacionamento para cerca de 300 carros, bares ao livre e campo suplementar. A capacidade será de 3 mil lugares. E o gramado será o mesmo do Beira-Rio e da Arena do Grêmio.

SANTO ÂNGELO

O Santo Ângelo surpreendeu ao anunciar como reforço para a Terceirona o veterano volante Jonilson, ex-Vasco. O rival da cidade, o Elite, também conhecido como Galo Carijó, se reforçou com o meia-atacante Ronaldo de Sousa Andrades, mais conhecido por Ronaldinho Gramadense. O jogador está com 35 anos e em seu currículo conta passagens em clubes como Glória, União Frederiquense, São Luiz de Ijuí, Aimoré, Ypiranga e entre outros, sempre conseguindo ajudar os times a garantirem o acesso à Série A. Além disso, foi campeão da Copa FGF pelo Glória em 2021.

GRAMADENSE

O Gramadense chega ao seu segundo ano no futebol profissional. Na Terceirona passada, conseguiu chegar nas quartas de final. E agora, sob o comando do técnico Gustavo Corrêa, a equipe espera dar um passo a mais, primeiro chegando pelo menos semifinal e aí sim brigar pelo acesso. O clube da Serra sabe da dificuldade da competição, com equipes tradicionais, mas acredita no trabalho que vem sendo feito desde as categorias de base. Os principais destaques do Gramadense são o zagueiro Dieter, 21 anos, o meia Maurício, 21 anos, e o atacante Daniel, de apenas 17 anos. O técnico jogou nas categorias de base do clube, e posteriormente se tornou técnico. Corrêa foi o treinador do vice-campeonato gaúcho Sub-17 de 2022, e comandou a equipe na Copa do Brasil Sub-17 deste ano. Por causa do seu desempenho, ganhou a oportunidade de treinar o time principal.

SÃO PAULO

O tradicional São Paulo, de Rio Grande, caiu ao lado do Cruzeiro para a Terceirona em 2022. E tem como meta principal subir de divisão. O principal reforço do time da Zona Sul é o atacante Douglas, 30 anos, que já teve passagem pelo Aldo Dapuzzo. Neste ano, o jogador foi um dos destaques do Guarany de Bagé, que conquistou o acesso para a Série A do Gauchão de 2024. Outro que voltou foi o zagueiro Diego Rocha, campeão da Segundona de 2023 pelo Santa Cruz.

GRUPOS

  • A: Cruz Alta, Elite de Santo Ângelo, Santo Ângelo e São Borja;

  • B: Cruzeiro de Cachoeirinha, Futebol com Vida de Viamão, Real Sport Club de Tramandaí, e Riopardense;
  • C: Gramadense, Igrejinha, Novo Horizonte de Esteio e Sapucaiense;
  • D: Farroupilha, Rio Grande, Riograndense e São Paulo.
     
Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895