FecoAgro/RS aposta na gestão para aumentar competitividade
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

FecoAgro/RS aposta na gestão para aumentar competitividade

Entidade entende que cooperativas precisam atuar com os princípios cooperativistas, mas com ações sistêmicas de mercado para se tornarem competitivas

COLABORE

Presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires

publicidade

O ano de 2021 foi muito bom para o cooperativismo, puxado pelos resultados das cooperativas agrícolas, que comemoram uma boa safra. Mas, na análise do presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, 2022 está sendo um ano de muitos desafios.

“No ano passado, as 32 cooperativas da FecoAgro encerram o ano com crescimento positivo e representativo. Neste ano, temos pandemia, guerra e frustração de safra”, analisa Pires. Ele observa que, no Rio Grande do Sul, as cooperativas são tradicionais, todas atuando apenas dentro do estado, garantido emprego e renda, mas produzindo comida para o mundo.

Ele entende que apenas com conceitos de auto gestão será possível fazer diferença. “As cooperativas precisam atuar com os princípios cooperativistas, mas através de ações sistêmicas de mercado, sendo competitivas”. Para isso, a FecoAgro/RS tem trabalhado em projetos para auxiliar as cooperados a entenderem suas propriedades como um negócio. Um exemplo é o SmartCopp, um aplicativo que deixa o produtor ligado com a cooperativa 24 horas por dia. “É um produto tecnológico. Construímos uma plataforma para manter o produtor ligado à cooperativa, que possibilita ações de compra e venda, tornando ele competitivo neste mercado”.

A FecoAgro/RS

Fundada em 30 de setembro de 1997, a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), foi criada com o objetivo de dar maior representatividade às cooperativas agropecuárias do Estado. O propósito é representar, defender, promover, integrar e monitorar as cooperativas do Ramo Agropecuário, de primeiro e segundo grau do Estado, em conjunto com as famílias rurais, com profissionalismo e postura empreendedora. Além disso, articular relações, parcerias e alianças interinstitucionais em âmbito regional, nacional e internacional.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895