O cooperativismo reforçando valores
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

O cooperativismo reforçando valores

Nilson Luiz May, Presidente da Unimed Federação/RS destaca o valor das cooperativas

COLABORE

publicidade

Ao comemorarmos, neste sábado, 3 de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo, é importante reafirmar perante a sociedade, em todos os cantos do planeta, o valor e a força das cooperativas em geral e do cooperativismo de saúde – representado pela Unimed – em particular.

Coincidindo com o ingresso no Ano 50 do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, queremos reafirmar compromisso que temos - como membro integrante - com a poderosa Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que anunciou a realização da 33ª edição do Congresso Cooperativo Mundial em Seul (República da Coreia), de 1º a 3 de dezembro de 2021. O tema do congresso será o “Aprofundamento da Identidade Cooperativa”, diante dos desafios globais, principalmente neste contexto pandêmico gerado pela Covid.

O evento irá marcar o 125º aniversário da ACI, fundada em 1895, e o 25º aniversário da Declaração de Identidade Cooperativa da ACI, consolidada no Congresso Centenário realizado em 1995 em Manchester, na Inglaterra, no qual participamos e aproveitamos a oportunidade para uma ida ao berço do cooperativismo em Rochdale, ali próximo.

Em 2012, a Unimed/RS também esteve presente no lançamento da “Década do Cooperativismo – Cooperativas constroem um mundo melhor”, estreitando laços com a diretoria mundial da ACI na sede em Genebra, na Suíça.

O tempo passou e aqui no Brasil, onde o movimento cooperativo ainda é jovem e tem muito futuro para continuar crescendo, continuamos trabalhando e nossas cooperativas em todos os ramos exibem índices positivos, apesar da crise.

O cooperativismo gaúcho se moderniza e se fortalece para enfrentar a concorrência e continuar beneficiando as comunidades. Para facilitar o entendimento, utilizo a figura da pirâmide do cooperativismo e do edifício do mercado, que lado a lado, hoje, se comunicam de forma direta e responsável.

Essa travessia está sendo feita - por todo o Sistema Unimed/RS, envolvendo a Central de Serviços-RS; Uniair; Unicoopmed; Instituto Unimed/RS; Casa da Memória Unimed Federação/RS; e nossas 27 Singulares, que alcançam 100% do território gaúcho atendendo mais de 1,7 milhão de beneficiários, reunindo 16 mil médicos cooperados e quase 12 mil colaboradores. Bons tempos esperam o cooperativismo entre nós. Viva o nosso dia! Viva o nosso futuro


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895