Sistema Cresol comemora 26 anos de história
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Sistema Cresol comemora 26 anos de história

A missão do Cresol é transformar a vida das pessoas, proporcionando soluções e produtos financeiros com excelência

COLABORE

Diretoria Executiva da Cresol Rio Grande do Sul

publicidade

Neste ano, a Cresol completa 26 anos de história. O sistema cooperativo teve início no dia 24 de junho de 1995, no interior do Paraná. Atualmente conta com mais de 225 mil famílias cooperadas. A Cresol fornece soluções financeiras e hoje se destaca como uma das principais cooperativas de crédito do Brasil. O sistema cooperativo tem agências de relacionamento em onze estados brasileiros. Entre eles: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas, e segue com expansão para novas regiões. 

Para o presidente da Cresol Rio Grande do Sul, Afrânio Dalcin, depois de mais de duas décadas os cooperados podem celebrar as conquistas do cooperativismo e comemorar os resultados. Ele destaca que esse resultado positivo é fruto do trabalho de todos. “Estamos sempre construindo o cooperativismo através do diálogo e do entendimento entre as gerações, buscando a solidariedade e a cooperação. Nesta hora podemos tornar a comemoração propícia para dialogar com a sociedade, o governo e outras instituições mais próximas ao Cooperativismo, setor que está crescendo e trazendo muitos benefícios para as comunidades e as pessoas que estão envolvidas”, afirma. 

Um dado importante para o sistema Cresol foi o aumento do número de mulheres e jovens associados. Mesmo com todos os problemas enfrentados como estiagem, pandemia, o aspecto econômico-social e a inclusão, o resultado econômico está sendo positivo para a Cooperativa. “Temos muito a crescer e a fazer ainda, mas acredito que estamos no caminho, cada setor do cooperativismo gaúcho está amadurecendo, criando parcerias cada vez mais solidas para se desenvolver junto com os cooperados associados. Porque o cooperativismo não só trabalha o econômico, mas também o social, olhando a sociedade no seu todo, se preocupando com o bem-estar coletivo”, ressalta Afrânio.

Assim como a Cresol está expandindo, todo o setor de cooperativismo tem reforçado os laços com os cooperados. Em um âmbito estadual o protagonismo das cooperativas, tanto do setor agrícola, de grãos, de crédito, de saúde e de educação mostram um crescimento significativo. Se somados todos os setores, chega a três milhões de associados.

Relação com a comunidade e oferta de crédito rural  

Em 1995 nasceu a Cresol, pela necessidade de acesso ao crédito dos agricultores familiares. Hoje é uma cooperativa para todos, mas sempre teve o crédito para os produtores rurais como seu principal objetivo. A Cresol tem uma forte parceria com o BNDES, se tornou agente financeira do banco e ao longo dos últimos 20 anos já repassou mais de R$ 10 bilhões às famílias cooperadas. Além disso, oferece linhas de crédito para os produtores rurais associados para promover o desenvolvimento local e proporcionar qualidade de vida às famílias. Com projetos, recursos e repasses que atendem diferentes regiões é possível o acesso a um crédito ágil e sem burocracia, para que mais pessoas possam investir nos seus sonhos e prosperar. O setor agro é importante para o desenvolvimento econômico da sociedade e principalmente por produzir alimento para os brasileiros e para o mundo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895