FecoAgro: 26 anos de história cooperativista
Transparência e a participação do associado são bases sólidas para continuar o trabalho que já vem sendo feito pelo cooperativismo
publicidade
Atualmente, a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro), conta com 42 cooperativas filiadas, agregando 178.347 associados e que geram 19.097 empregos diretos.
No momento em que celebramos o cooperativismo no Brasil, o Estado do Rio Grande do Sul une forças para dar ainda mais visibilidade a cada negócio deste segmento. O cooperativismo do agronegócio no Estado vive um momento de desafio e superação, superação, em virtude das duas últimas frustrações de safra, causadas por fenômenos naturais.
De acordo com o presidente da FecoAgro, Paulo Pires, o setor agropecuário chegou a 21% de queda e mesmo assim se manteve, tanto em 2022, quanto em 2023. "As cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul apresentam números satisfatórios, mesmo com alguns percalços” afirma.
A FecoAgro atua há 26 anos no agro. Nesses longos anos de trabalho, tem como princípio a integração com a comunidade, com os associados e os pequenos produtores.
“Nós temos que obter resultados, pois é o que garante a uma empresa/cooperativa alcançar, sustentabilidade, vida longa. E sempre que existem resultados positivos, as cooperativas têm o reinvestimento desses valores para continuar fomentando o crescimento do setor agropecuário”, destaca.
O presidente ainda afirma que a transparência e a participação do associado são bases sólidas para continuar o trabalho que já vem sendo feito pelo cooperativismo. A intercooperação também é uma das principais bandeiras levantadas pela entidade.