Sistema Unimed-RS: Cooperativismo, sustentabilidade e governança para um futuro melhor
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Sistema Unimed-RS: Cooperativismo, sustentabilidade e governança para um futuro melhor

Estratégia de sustentabilidade em três dimensões principais: saúde ambiental, saúde social e saúde econômica

Correio Mais Conteúdo

Nilson Luiz May

publicidade

A Unimed Federação/RS, desde a sua fundação, no ano de 1972, incorpora os princípios do cooperativismo moderno, que surgiram na Inglaterra em 1844. Esses valores e princípios, que unem pessoas em torno de um objetivo comum, estão presentes na essência da organização e, de acordo com o presidente Nilson Luiz May, contribuem para fortalecer a cooperação entre as Sócias Singulares, resultando em um melhor desempenho financeiro, inclusão social e respeito pela sociedade e meio ambiente.

Diretoria de Sustentabilidade

Na Unimed Federação/RS, a conexão entre o cooperativismo e a sustentabilidade é externada a partir de diretrizes, ações e projetos conduzidos pela diretoria de Sustentabilidade – a quem cabe, por meio do Instituto Unimed/RS – disseminar a cultura ESG (Meio Ambiente, Sociedade e Governança) em todo o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, atrelada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Difusão da doutrina

Conforme explica o diretor de Sustentabilidade, Alcides Mandelli Stumpf, esse trabalho de difusão da doutrina é desenvolvido por meio de encontros, seminários e capacitações periódicas, envolvendo a alta liderança, cooperados e colaboradores das 27 Singulares e demais empresas do Sistema Unimed-RS, como a Uniair, Central de Serviços, Unicoopmed, Unimed Rio Grande do Sul e Casa da Memória, alcançando, ainda, a recém-constituída RS Empreendimentos S/A, holding que conta com a participação de 100% das Unimeds Singulares estabelecidas no estado.

Casa da Memória e da arte

No aspecto cultural, o presidente Nilson Luiz May observa o protagonismo da Casa da Memória.Aberto em 2019, o espaço se consolida como referência nas artes, história, memória, exposições e eventos na região Metropolitana.

Pilares

Como cooperativa do ramo de saúde e com presença em todo o território gaúcho, a Federação/RS estrutura sua estratégia de sustentabilidade em três dimensões principais: saúde ambiental, saúde social e saúde econômica, implementando políticas que vão desde o estímulo à doação regular de sangue, passando pela destinação adequada de resíduos até o engajamento comunitário, com ações de cunho social e cultural. Além disso, realiza parcerias com instituições, governos e ONGs para fortalecer a rede de assistência médica e apoiar causas sociais relevantes, mantendo vivo seu compromisso com o cuidado.

Governança

Em relação à governança corporativa, a empresa adota práticas transparentes, éticas e responsáveis, pautadas no compliance e na gestão do risco reputacional, garantindo a conformidade com normas e regulamentos, bem como a prestação de contas a cooperados e à sociedade, garantindo a sustentabilidade do negócio e retorno à comunidade e clientes por meio da ampliação e qualificação do serviço prestado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895