Produção que gera desenvolvimento
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Produção que gera desenvolvimento

Santo Cristo foi classificado como município com gestão fiscal de excelência, grau alcançado por apenas 11,7% dos municípios brasileiros

COLABORE

Pórtico de entrada da cidade

publicidade

O município de Santo Cristo, na Fronteira Noroeste do RS, está a 17 quilômetros de Santa Rosa e a 25 quilômetros da Argentina. A população de quase 15 mil habitantes, com ascendência germânica em sua origem, estabeleceu alicerces seguros sobre a fé e o trabalho. As gerações se mantiveram nesse apego ao chão, de onde a razão para ser conhecido e reconhecido como Terra do Homem da Terra.

Em face desse labor de sua gente, Santo Cristo hoje é campeão gaúcho de produção de leite e suínos, assim declarado pela Lei Estadual nº 15.659/2021. De acordo com dados do IBGE, são produzidos 142 mil litros de leite por dia, o que resulta em 52 milhões de litros ao ano, superando em mais de 600 mil litros o segundo colocado. A suinocultura aparece com mais de 138 mil cabeças, enquanto o município em segunda colocação possui 90 mil cabeças de suínos.

Com essa excepcional produção primária, Santo Cristo também se preparou para receber investimentos: disponibiliza terrenos em seu distrito industrial de 7,2 hectares, com período de carência e amplo prazo de pagamento, mais incentivos fiscais, como isenção de ITBI e taxas e suspensão temporária do IPTU, e incentivos econômicos, como prestação gratuita de serviços de máquinas, segundo o programa Invista Mais, instituído pela atual administração. Se esse é o potencial do município disponível à iniciativa privada, certo é que, paralelamente, o poder público faz a sua parte.

Conforme o índice Firjan (Federação das Indústrias do RJ), que avalia autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos, a gestão fiscal é de excelência, grau alcançado por apenas 11,7% dos municípios brasileiros. A gestão igualmente é destaque nacional entre os 1.890 municípios do Brasil com menos de 20 mil habitantes, conforme o Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração. Santo Cristo ocupa o nono lugar no país, o primeiro na região da Fronteira Noroeste e o segundo lugar no Estado do Rio Grande do Sul. “O trabalho, a garra e a persistência dos nossos produtores foram, e são, os responsáveis por essa distinção de nosso município no cenário econômico gaúcho. E é esse o cenário à disposição dos interessados, que têm motivos de sobra para investir ainda mais em Santo Cristo, pois comprovadamente aqui a produção é sinônimo de desenvolvimento”, enfatiza o prefeito Adair Philippsen. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895