Entenda como vai funcionar a TV 3.0, que deve chegar ao mercado em 2025
Produto trará maior interação e personalização, diferente da versão 2.5 hoje acessada pelo público
publicidade
As televisões hoje disponíveis têm uma qualidade de imagem cada vez melhor e o recurso Smart fez os equipamentos não exibirem somente conteúdos abertos e fechados das emissoras, mas também possibilitou o acompanhamento serviços privados por meio do streaming. A versão mais recente que a população acessa hoje é a 2.5. Em 2025 deve chegar a chamada TV 3.0. Ela promete ser mais imersiva e personalizável, com o objetivo de levar uma experiência de cinema para os usuários dentro de casa.
A TV 3.0 quer estar mais conectada com outros equipamentos nas residências. A professora do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Débora Saade, afirma durante o Futurecom 2022 que a população poderá, por exemplo, assistir a uma cena de um campo de lavanda e a iluminação na casa mudar para a cor roxa na sala de estar. Se existir um difusor de odor inteligente no lar, cheiros mais agradáveis também poderão ser ativados no momento do frame.
TV 3.0 também deve ter uma maior interação com aplicativos que podem ser utilizados no celular e não somente em plataformas próprias das Smart TVs. @correio_dopovo pic.twitter.com/xXnYU51Tuk
— Lucas Eliel (@olucaseliel) October 19, 2022
A ideia ainda é a TV 3.0 trazer uma maior interatividade com os humanos. Com equipamentos de inteligência artificial, as pessoas poderão trocar de canal com o movimento dos olhos. Os aplicativos para acessar os canais devem aumentar. Se hoje, as pessoas utilizam mais os apps próprios das Smart TVs para controlar as ações dos televisores, futuramente a intenção é de, por meio dos celulares, poder gerenciar com mais detalhes a programação e executar ações variadas.