Em talk show na Futurecom, especialistas do IEEE debatem tendências tecnológicas para 2023

Em talk show na Futurecom, especialistas do IEEE debatem tendências tecnológicas para 2023

5G, inteligência artificial e internet das coisas estão entre os temas que serão abordados no congresso em São Paulo

Correio do Povo

Transformação trazida pelo 5G será debatida por especialistas do IEE

publicidade

A Futurecom 2022, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, começa nesta terça-feira e vai até 20 de outubro na cidade de São Paulo, no espaço de eventos São Paulo Expo. No dia da abertura do congresso, às 11h, especialistas do Instituto dos Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) vão abordar no auditório Trilha Ecossistemas em Integração (FutureCongress), em formato de talk show, as principais tendências tecnológicas para 2023.  

No painel, os especialistas do IEEE - Carmelo José Albanez Bastos Filho, professor da Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE); Fabrizzio Soares, professor de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Jéferson Nobre, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - vão debater o desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual, big data, criptografia, blockchain, 5G e as possibilidades que se abrem para empresas e usuários. "Vamos falar de coisas que até pouco tempo eram apenas tendências científicas, mas que já estão sendo usadas na prática", afirma Bastos Filho. 

Ele destaca que o surgimento de soluções que envolvam integração de dados, inteligência artificial, principalmente com o uso de aprendizado de máquina, e 5G para alavancar soluções inovadoras na indústria estarão entre as tecnologias mais importantes, pois permitirão a automatização de muitas atividades na indústria. O especialista aponta ainda que a computação quântica ganhará atenção por sua aplicação para melhorar os modelos de inteligência artificial e nos avanços que proporcionará na área de cibersegurança. Bastos Filho também trará para o painel a utilização de assistentes de voz e blockchain no metaverso para aplicações nos setores de comércio, serviços, turismo e artes.  

Internet das Coisas (IoT) e ambientes inteligentes 

A expansão da cobertura da rede 5G amplia as possibilidades de utilização de internet das Coisas (IoT), com destaque para os ambientes inteligentes. A partir da utilização da computação ubíqua, será possível para o sistema agir de maneira personalizada. "A tecnologia sai da automação para se adequar ao comportamento dos indivíduos", diz Fabrizzio Soares. 

Ainda sobre o 5G, Soares destaca que esta rede terá grande impacto na forma como as pessoas se relacionam com a internet, já a partir de 2023. "Satélites espaciais como forma de levar conectividade móvel a áreas remotas serão um divisor de águas no mundo, porque cada dispositivo que possua conectividade 5G será capaz de permanecer conectado em qualquer lugar, a qualquer hora", afirma. Uma das possibilidades de utilização são as geladeiras inteligentes, que escaneiam os produtos e avisam aos proprietários quando é necessário repor os alimentos. Soares cita também os robôs de limpeza que trazem visão computacional, com câmeras para mapear os ambientes até o teto. "Eles possuem sensores que podem identificar se devem passar sobre determinados fios e, até mesmo, se afastar de fezes de animais, que podem danificar o equipamento". Para o membro do IEEE, inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual também são fortes tendências para 2023. 

5G e a relação com a saúde  

Para o pesquisador Jéferson Nobre, a tecnologia 5G também terá grande impacto na vida das pessoas em 2023, notadamente na área de saúde, com diagnóstico mais precisos, tratamentos mais eficazes e detecção precoce e prevenção de doenças. Entre os avanços na prática, Nobre prevê a possibilidade de se fazer exames dentro da própria casa, com acompanhamento de profissionais de saúde em tempo real, nos consultórios ou nos hospitais. "Os pacientes poderão fazer o controle da pressão arterial, por exemplo, durante todo o dia, com sensores de IoT que transmitem dados diretamente ao médico em tempo real", descreve. 

Nobre também chama atenção para as novas possibilidades da telemedicina que poderão se desenvolver a partir da rede 5G. A tecnologia permite consultas on-line, exames de imagens transmitidos por vídeos e até mesmo cirurgias remotas. "É uma forma de democratizar o acesso a consultas e garantir um suporte médico à distância.” 

No debate na Futurecom, Nobre também vai expor suas preocupações a respeito da segurança cibernética e dos avanços que precisam ser feitos nessa área para garantir privacidade e proteção aos pacientes. "Imagine o que pode acontecer se for interrompida a comunicação de um médico com a equipe durante uma cirurgia remota?", questiona. 

Veja Também

Lightning Talks 

Durante a Futurecom, os especialistas também farão breve apresentação (“lightning talks”) de alguns de seus projetos, com temas variados como transformação digital em indústrias no Nordeste; tendências em Inteligência Artificial e suas aplicações na Saúde;  avanços em Realidade Aumentada; Segurança Cibernética e Internet das Coisas em Saúde. As apresentações serão abertas ao público. 

Sobre o IEEE 

O IEEE é uma organização dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420 mil membros em mais de 160 países.  No Brasil, a organização conta com aproximadamente 4 mil integrantes. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas.  

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895