South Summit: empresa de games desenvolve jogo inspirado nas tradições gaúchas

South Summit: empresa de games desenvolve jogo inspirado nas tradições gaúchas

"Gaucho and the Grasslands" leva estilo "fazendinha" para a lida com o gado no campo

Bernardo Bercht

"Gaucho and the Grasslands" deve estar disponível nas lojas virtuais em dezembro

publicidade

O mundo dos videogames também dá suas caras na South Summit Brazil, nesta quinta-feira. A gaúcha Epopeia Games está se preparando para lançar um jogo inspirado nas tradições do Rio Grande do Sul e mostrou um pouco do game em desenvolvimento para a reportagem. "Gaucho and the Grasslands" (Gaúcho e o campo, numa tradução livre) deve estar disponível nas lojas virtuais em dezembro.

Diretor de arte da Epopeia, Gustavo Scandiuzzi Da Silveira explica um pouco do funcionamento do jogo. "O mecanismo é similar aos games no estilo 'fazendinha', como Stardew Valley. A inspiração dos gráficos e jogabilidade é na série Super Mario e Zelda, da Nintendo", relata.

"Neste tipo de jogo não tem inimigos, lutas. Existem desafios e objetivos para destravar", acrescenta. "Temos uma mecânica com o Boitatá, a criatura do folclore que consome olhos. Ele mantém áreas bloqueadas do jogo e o jogador precisa acender tótens nessas zonas para iluminar e liberar mais áreas para a fazenda", detalha o desenvolvedor.

Ao invés de plantar, contudo, o foco no game Gaucho é a pecuária. "A gente buscou simular de uma forma divertida essa lida com o gado. Precisa ir lá no campo, laçar o animal para trazer para a fazenda, pastorear ovelhas etc. E tudo funciona num sistema de trocas para liberar recursos e montar a casa do gaúcho."

Para complementar o visual inspirado no pampa e nas tradições, o jogo também capricha na parte sonora. As músicas e as interjeições do personagem de jogo remetem diretamente ao estilo gaúcho.

Foto: Bernardo Bercht


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895