Rússia lança novo módulo científico à Estação Espacial Internacional

Rússia lança novo módulo científico à Estação Espacial Internacional

Viagem à estação vai durar oito dias e está previsto que Nauka se acople ao módulo principal da ISS em 29 de julho

AFP

Foguete Proton-M que transporta o novo módulo científico russo Nauka para a ISS decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, informou a Roscosmos

publicidade

Um foguete Proton-M que transporta o novo módulo científico russo Nauka para a Estação Espacial Internacional (ISS) decolou nesta quarta-feira (21) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, informou a

. As imagens divulgadas pela agência espacial russa mostram o lançamento do foguete às 11h58min (horário de Brasília) para colocar em órbita o primeiro módulo russo que será instalado na ISS em 11 anos.

A viagem à estação vai durar oito dias e está previsto que Nauka ("Ciência" em russo) se acople ao módulo principal em 29 de julho, segundo a Roscosmos. A montagem do Nauka, que pesa 20 toneladas, começou na década de 1990, mas seu lançamento, previsto inicialmente para 2007, se atrasou várias vezes.

Nauka deve substituir, após 20 anos de serviço, o módulo Pirs, que deve se desprender da ISS na sexta-feira e ser consumido na atmosfera terrestre sobre o oceano Pacífico. Nauka é um módulo de laboratório, mas também fornecerá "espaço adicional para estações de trabalho e armazenamento de carga, espaço para equipamentos de regeneração de água e oxigênio", disse Roscosmos.

Também "vai melhorar as condições de vida dos cosmonautas, proporcionando um banheiro adicional e um terceiro lugar para dormir na parte russa da ISS".

Veja Também

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895