Rússia coloca cápsula espacial Soyuz à venda

Rússia coloca cápsula espacial Soyuz à venda

A carcaça do veículo de pouso 738 da missão Soyuz MS 08 será comercializada devido a problemas de orçamento

AFP

A carcaça do veículo de pouso 738 da missão Soyuz MS 08 foi colocada à venda pela Glavcosmos

publicidade

A agência espacial russa Roscosmos anunciou que colocará à venda uma de suas espaçonaves Soyuz, enquanto o setor sofre com problemas de orçamento e concorrência internacional. "A carcaça do veículo de pouso 738 da missão Soyuz MS 08" foi colocada à venda pela Glavcosmos, subsidiária responsável pela promoção da agência espacial, segundo nota divulgada terça-feira à noite.

"O módulo de descida será uma peça ideal para qualquer exposição pública ou privada que tenha o espaço como tema", continuou Glavcosmos, que não especifica quanto dinheiro espera obter. "O preço da nave é um segredo comercial", disse o porta-voz da Glavcosmos, Evgeni Kolomiev.

A missão Soyuz MS-08 levou o cosmonauta russo Oleg Artemiev e os astronautas da NASA Drew Feustel e Richard Arnold para a Estação Espacial Internacional em 21 de março de 2018 e os trouxe de volta à Terra em 4 de outubro do mesmo ano.

O setor espacial russo, que anunciou muitos projetos altamente ambiciosos, está subfinanciado, sofrendo cortes no orçamento de quase US$ 2 bilhões e concorrência internacional em voos tripulados e lançamento de satélites.

O diretor da Glavcosmos, Dmitri Loskoutov, citado pela agência de notícias Ria Novosti, não descartou a possibilidade de colocar à venda outras naves no futuro.

Veja Também


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895