Twitter remove selo de verificação dourado de veículos de comunicação
Plataforma passou a cobrar US$ 1.000 (cerca de R$ 5.000) por mês para empresas que desejam manter o ícone
publicidade
As contas do Twitter de centenas de veículos de comunicação ao redor do mundo apareceram nesta sexta-feira (21) sem o selo de verificação dourado, que havia sido concedido há alguns meses às empresas.
Sob a administração do bilionário Elon Musk, a rede social só manterá o ícone daquelas que pagarem US$ 1.000 – no Brasil, R$ 5.300, além de R$ 260 para cada conta associada.
Ontem, o Twitter já havia removido a verificação azul de usuários famosos, como o ex-presidente dos EUA Donald Trump e Bill Gates, fundador da Microsoft.
Para as pessoas, o Twitter cobra R$ 60 por mês — nos EUA, o valor é de US$ 8 (R$ 40).
Veja Também
- Musk amplifica desinformação no Twitter, aponta análise
- Elon Musk retira selo de verificação de milhares de usuários do Twitter, e nem superfamosos escapam
Entre os veículos de comunicação dos Estados Unidos que apareciam hoje sem o selo dourado estão grandes canais de TV, como a CNN, Fox News, NBC News.
O jornal The New York Times, que tem mais de 55 milhões de seguidores, havia sido o primeiro a ter a verificação retirada, no início deste mês, após a divulgação da notícia de que não pagaria pelo selo. Agências de notícias, como a Reuters, The Associated Press, AFP e EFE também tiveram seus selos retirados.
O mesmo ocorreu com veículos famosos da Europa, a exemplo da Deutsche Welle (Alemanha), BBC (Reino Unido, do jornal Le Parisien e da emissora BFMTV (França), dos jornais Público e Diário de Notícias (Portugal) e do italiano Corriere della Sera.
No Brasil, nem mesmo a agência estatal de notícias, a Agência Brasil escapou.