Meta libera pagamentos via WhatsApp para pequenas empresas
Negócios que usam WhatsApp Business podem vincular um parceiro de transação compatível
publicidade
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou nesta terça-feira que a população no Brasil agora conta com a opção de pagar empresas locais diretamente em um bate-papo do WhatsApp. Conforme a gigante de tecnologia, a experiência integrada será um divisor de águas para pessoas e pequenos negócios que desejam comprar e vender no app sem precisar acessar sites, abrir outros aplicativos ou efetuar as transações pessoalmente.
Pequenas empresas que usam o app WhatsApp Business podem vincular um parceiro de pagamento compatível, como Cielo, Mercado Pago ou Rede, e criar um pedido dentro do app para aceitar pagamentos de clientes.
Para conseguir comprar no WhatsApp, as pessoas devem verificar se a empresa participa da nova modalidade de pagamento. Se sim, é possível navegar pelos produtos, adicioná-los ao seu carrinho e em seguida fazer a compra.
Imagem: Divulgação / Meta
Segurança
Segundo a Meta, os pagamentos foram desenvolvidos para serem seguros. Os números dos cartões são criptografados e armazenados de forma segura, e as pessoas devem criar um PIN de pagamento e usá-lo para cada transação. Até agora, os usuários podiam fazer transações ponto a ponto por meio do WhatsApp Pay no Brasil. Mas, devido a restrições regulatórias, a Meta não havia conseguido implementar essa capacidade de fazer compras por meio de comerciantes. As lojas podiam usar um serviço de pagamento terceirizado para gerar um link de pagamento e incluí-lo em uma mensagem do WhatsApp – mas essa não era uma experiência perfeita nem para o comerciante nem para o comprador.