Feira do Livro de Porto Alegre: a festa literária vai começar

Feira do Livro de Porto Alegre: a festa literária vai começar

Realizada de 27 de outubro a 15 de novembro, confira novo horário, escritores convidados, oficinas, debates, temas abordados e espaços culturais que participam do evento

Correio do Povo

Público tem encontro marcado com a Feira do Livro, nesta sexta-feira, dia 27 de outubro

publicidade

A maior celebração literária do Sul do Brasil retorna com uma programação rica e diversificada, promovendo debates, reflexões e encontros com escritores nacionais e internacionais, abordando temas contemporâneos e sociais, além de dedicar espaço especial ao antirracismo, à diversidade LGBTQIAPN+ e à sustentabilidade.

A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada na Praça da Alfândega, de 27 de outubro a 15 de novembro, tem como lema "Quem lê, sabe o caminho". Ao longo dos 20 dias de evento, o público terá acesso a palestras, oficinas e encontros com escritores.

O site da Feira está atualizado e com toda a programação disponível para pesquisa. Lembrando que toda a programação do evento é gratuita.

Abaixo confira o espaço da feira, horário, escritores, oficina e temáticas abordadas. 

  • Espaço da Feira

O espaço ganhará 5000 m² de lonas para aproximadamente 1000 m² de estandes, estima a Câmara Rio-grandense do Livro, entidade que promove a Feira. Barracas dos livreiros e editoras tomam conta da Praça.  

  • Horário da Feira

Durante os 20 dias, a Feira funcionará das 10h às 20h, duas horas mais cedo do que no ano passado. De acordo com o presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, Maximiliano Ledur, a mudança busca possibilitar um maior acesso da população aos livros e à programação.

  • Como chegar

Na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. Há área azul para estacionamento, bicicletários e acesso fácil de ônibus.

  • Locais que integram a programação da Feira 

Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223)
Auditório do Memorial do RS (Praça da Alfândega s/n)
CCMQ (Rua dos Andradas, 736) nos seguintes espaços: Sala Romeu Grimaldi/Sala Sergio Napp/Biblioteca Lucília Minssen/Sala Hermes Mancilha/Sala O Arquipélago do Espaço Força e Luz/Travessa dos Cataventos/Biblioteca Erico Verissimo
Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212)
Auditório SindBancários (Rua General Câmara, 424)
Espaços na Praça:
Arena Jovem Banrisul (Praça da Alfândega – em frente à Praça de Autógrafos)
Quintal das Histórias (Praça da Alfândega em frente ao Memorial do RS)
Teatro Carlos Urbim/Petrobras (Av. Sepúlveda entre o Margs e o Memorial do RS))
Tenda dos Parceiros da Feira do Livro (Rua Cassiano Nascimento, entre o Farol Santander e o Memorial do RS)
Praça de Autógrafos Gerdau: sessões individuais (no meio da Praça da Alfândega)
Praça de Autógrafos Coletivos: sessões coletivas (1º andar do Memorial do RS)
Balcão de informações localizado na praça ajuda a encontrar bancas, livros e entender o que acontece na Feira.

  • Patrono

Tabajara Ruas, escritor, diretor e cineasta de 81 anos, é o patrono da Feira do Livro. Com livros lançados no Brasil, como "Netto perde sua alma" (1995), "O Fascínio" (1997) e "Detetive Sentimental" (2008). No cinema, adaptou, junto de Beto Souza, sua obra "Netto perde sua alma", em 2001, que recebeu no Festival de Cinema de Gramado o Kikito de Melhor Filme. Assinou o roteiro de outros projetos, como "Anahy de las Misiones" e "O Tempo e o Vento". Em 2007, lançou o documentário "Brizola - Tempos de Luta", sobre Leonel Brizola. O filme "Os Senhores da Guerra", no qual foi diretor, roteirista e produtor, foi um dos oito selecionados para o Festival de Cinema de Gramado de 2014 e recebeu o Prêmio Especial do Júri e de melhor Atriz Coadjuvante.

  • Convidados internacionais

A Praça da Alfândega receberá escritores vindos de oito países diferentes. Eckhart Nickel (Alemanha); Giovanna Rivero (Bolívia), Faisal Al Suwaidi (Emirados Árabes Unidos), Luis Santos (Uruguai); Joana Bértolo (Portugal), Nicolás Ferraro (Argentina), Tereza Cárdenas (Cuba), Ellen Støkken Dahl e Nina Brochmann (Noruega).

  • Alguns dos escritores brasileiros que participam da Festa 

Miguel Nicolelis - O escritor e neurocientista Miguel Nicolelis participará de um bate-papo sobre os potenciais e os riscos da utilização da inteligência artificial. No dia 28 de outubro, um sábado, às 17h30min.

Ana Maria Machado, jornalista, professora e escritora, autora de “De Muito Longe”. Dia 11 de novembro, no Espaço Petrobras Carlos Urbim, às 18h, ela participa de bate-papo.

Ana Suy, escritora, psicanalista e pesquisadora, autora de “Não pise no meu vazio”. No dia 9 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa, a partir das 17h30.

Bela Gil – Encontro com a escritora e cozinheira sobre seu livro “Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável”. No dia 5 de novembro, às 15h, no auditório Barbosa Lessa.

Clóvis de Barros Filho - No dia 30 de outubro, às 18h, no Teatro Carlos Urbim, bate-papo sobre ética, felicidade e autoconhecimento.

Eduardo Spohr - No dia 4 de novembro, às 17h, no Teatro Carlos Urbim, com o evento “Criação e Recriação de Mundos”, em que Spohr, junto de outros autores, montará uma história com a plateia com direito a cenário e personagens.

Itamar Vieira Junior - Autor dos livros “Torto Arado” e “Salvar o Fogo” em conversa no dia 2 de novembro, no Espaço Força e Luz, às 17h30.

Jacques Fux - Escritor, professor e palestrante, autor de “Nunca vou te perdoar por você ter me obrigado a te esquecer”. No dia 3 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa / Espaço Força e Luz, às 17h30.

Luiz Eduardo Soares, escritor, cientista político, antropólogo e especialista em segurança pública, autor de “Enquanto anoitece”. No dia 10 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa, às 17h30.

Maria Homem, psicanalista, professora e palestrante, autora de “Lupa da alma: Quarentena-revelação”. Encontro no dia 3 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa, às 17h30.

Miguel Nicolelis - O escritor e neurocientista participará de um bate-papo sobre os potenciais e os riscos da utilização da inteligência artificial. No dia 28 de outubro, um sábado, às 17h30min.

Natalia Timerman - No dia 28 de outubro, 16h, no Espaço Força e Luz, bate-papo “As pequenas chances”, em que falará sobre o seu novo livro, um romance autobiográfico de mesmo nome.

Nelson Motta - No dia 11 de novembro, 16h, bate-papo “De Lupicínio Rodrigues aos anos de ouro do nosso cenário musical”.

Pedro Pacífico - Dia 11 de novembro, às 14h, Pedro participará de um bate-papo sobre como os livros podem nos ensinar sobre o mundo e de que maneira a literatura ajudou na construção da sua identidade.

  • Oficinas

Serão 15 oficinas, conduzidas por escritores, roteiristas e jornalistas, entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, nos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana, Memorial do RS e Espaço Força e Luz. Informações sobre oficinas no site da Feira: https://feiradolivro-poa.com.br.

  • Antirracismo

A programação com a temática antirracista começará no dia 28 de outubro, com uma mesa redonda sobre literatura negra: tradição e influência, com Luiz Maurício Azevedo e Fernanda Bastos, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, a partir das 18h. A jornalista e escritora Luciana Barreto fará o lançamento do seu livro "Discurso de ódio contra negros nas redes sociais" no dia 4 de novembro, no Espaço Força e Luz, às 17h30.

  • Diversidade

Na parte da diversidade, o público terá acesso a oficinas, palestras e saraus entre os dias 28 de outubro e 14 de novembro. Um dos destaques ocorrerá no auditório do Memorial do RS, onde será lançada a coletânea de artigos "Novas fronteiras das histórias LGBTI+ no Brasil," de Augusta da Silveira de Oliveira, Lauri Miranda Silva e Paulo Souto Maior, às 17h, do dia 5 de novembro.

  • Sustentabilidade

Um aspecto relevante da Feira deste ano será a discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente por meio de seminários. Um deles ocorrerá no dia 8 de novembro, a partir das 15h, no Auditório Barbosa Lessa, com o tema “A diversidade sustenta o futuro — Homenagem a Paulo Kageyama. Biodiversidade enquanto complexidade viva: enfrentando assimetrias no decênio decisivo,” com Luiz Marques, Raquel Kubeo, Leonardo Melgarejo e José Renato Barcelos. Na ocasião, será anunciado o lançamento do livro: "Agrotóxicos – impactos sobre a saúde e o equilíbrio ecossistêmico," organizado por Cíntia Teresinha Burhalde Mua e Leonardo Melgarejo, com prefácio de Ingo Wolfgang Sarlet.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895