‘Belfast’, de Kenneth Branagh vence Tiff 2021

‘Belfast’, de Kenneth Branagh vence Tiff 2021

Realizado de forma híbrida, com exibições presenciais e online, o público pode escolher seus vencedores, nesta tradição que já dura 44 anos

Marcos Santuario

People’s Choice Awards escolheu “Belfast”, de Kenneth Branagh

publicidade

No final de semana foram conhecidos os vencedores da edição 2021 do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff). Realizado de forma híbrida, com exibições presenciais e online, o público pode escolher seus vencedores, nesta tradição que já dura 44 anos. O People’s Choice Awards escolheu “Belfast”, de Kenneth Branagh,  em segundo lugar “Scarborough”, de Shasha Nakhai e Rich Williamson, em terceiro “The Power of the Dog”, de Jane Campion. No campo dos documentários O vencedor do Prêmio TIFF 2021 People’s Choice foi “The Rescue”, de E. Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin. O segundo lugar ficou com  o documentário sensível e revelador “Dionne Warwick: Don’t Make Me Over”, de Dave Wooley e David Heilbroner, e o terceiro com “Fuga (Flee)“, de Jonas Poher Rasmussen. Na sessão dos filmes da meia noite o vencedor do Prêmio TIFF 2021 People’s Choice Midnight Madness foi “Titane”, de Julia Ducournau; o segundo lugar foi para “You Are Not My Mother”, de Kate Dolan, e o terceiro “DASHCAM”, de Rob Savage.

Além das escolhas do público, têm ainda outras honrarias, como o Prêmio Shawn Mendes Foundation Changemacker, apresentado pela Fundação Shawn Mendes, e concedido a um filme do Festival que aborda questões de mudança social e vem com um prêmio em dinheiro de 10 mil dólares. O vencedor foi selecionado pelo Next Wave Committee do TIFF, um grupo de jovens amantes da sétima arte que reconhece o poder do cinema de transformar o mundo. A Fundação Shawn Mendes também fará uma contribuição anual em apoio ao TIFF Next Wave, ajudando o TIFF a entregar iniciativas importantes para elevar as vozes dos jovens. Os jurados do Prêmio Changemaker são membros do Comitê Next Wave do TIFF: Norah Daudi, Sia Mehta, Saharla Ugas, Julia Yoo, Lina Zhang, Charles Liu, Naiya Forrester, Honora Murphy, Dev Desai, Elli Tripp, Michelle Kofia e David Rhomberg.

Outro prêmio é o Amplify Voices Awards que premia a diversidade em todas as suas formas e definições, incluindo técnica e paixão que transporta a narrativa para a tela. Este ano premia os três melhores filmes de cineastas sub-representados. Os vencedores foram: Melhor Longa-Metragem Canadense, “Ste. Anne”, de Rhayne Vermette;

Menção especial para “Scarborough”, de Shasha Nakhai e Rich Williamson; Prêmio Amplify Voices para “The Gravedigger’s Wife”, de Khadar Ayderus Ahmed; e “A Night of Knowing Nothing”, de Payal Kapadia.

Já os curta-metragens também ganham destaque em premiações como os Prêmio IMDbPro Curtas-Metragens Awards 2021: para Melhor Filme, Melhor Filme Canadense e o Prêmio Share Her Journey para melhor filme de uma mulher. Cada filme vencedor recebe uma bolsa de 10 mil dólares canadenses e uma associação de um ano à IMDbPro, o recurso essencial para profissionais da indústria do entretenimento, para ajudá-los a continuar a ter sucesso em suas carreiras. Os vencedores foram: Prêmio IMDbPro de Melhor Curta-Metragem, “Displaced”, de Samir Karahoda; Menção Honrosa para “Trumpets in the Sky”, dir. Rakan Mayasi; Prêmio IMDbPro para Melhor Curta-Metragem Canadense, “Angakusajaujuq – The Shaman’s Apprentice”, de Zacharias Kunuk; Menção Honrosa para “Nuisance Bear”, de Jack Weisman e Gabriela Osio Vanden; IMDbPro Prêmio Share Her Journey (Compartilhar a Jornada Dela) “ASTEL”, de Ramata-Toulaye Sy; e Menção Honrosa para“Love, Dad”, de Diana Cam Van Nguyen.






Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 13 de novembro de 2023

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895