Arte & Agenda

Patrocinio

Lupita Nyong'o presidirá juri do Festival Internacional de Cinema de Berlim

A atriz mexicano-queniana será a primeira pessoa negra, nos 74 anos de história do festival, a dirigir o painel que seleciona os ganhadores dos principais prêmios

Nyong'o ganhou destaque Oscar com atuação no filme '12 Anos de Escravidão'
Nyong'o ganhou destaque Oscar com atuação no filme '12 Anos de Escravidão' Foto por: Frederic J. Brown / AFP / CP

A atriz mexicano-queniana Lupita Nyong'o presidirá, em fevereiro, o juri do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), primeiro grande encontro cinematográfico do ano na Europa, anunciaram os organizadores nesta segunda-feira, dia 11 .

A Berlinale, como o evento alemão é popularmente conhecido, indicou à AFP que Nyong'o será a primeira pessoa negra em seus 74 anos de história a dirigir o painel que seleciona os ganhadores dos principais prêmios, o Urso de Ouro e o Urso de Prata.

Veja Também

Os diretores do festival, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatiran, se declararam "felizes e orgulhosos" de Nyong'o, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por "12 Anos de Escravidão", ter aceitado o posto.

"Lupita Nyong'o encarna aquilo que gostamos no cinema: versatilidade para realizar diferentes projetos, se dirigir a diferentes públicos e coerência com uma ideia que é bastante reconhecível em seus personagens, por mais diversos que pareçam", afirmaram em um comunicado.

Nyong'o nasceu na Cidade do México de pais quenianos e cresceu no Quênia antes de estudar cinema e teatro nos Estados Unidos, onde trabalhou inicialmente em várias produções cinematográficas.

Seu primeiro grande sucesso como atriz veio com o papel de Patsey no impactante longa de Steve McQueen, com o qual conseguiu um Oscar.

Seus outros sucessos nas telonas incluem o papel da guerreira Nakia no filme de super-heróis da Marvel "Pantera Negra" e sua sequência, o filme de terror de Jordan Peele "Nós" e "Star Wars: o Despertar da Força".

A Berlinale, que acontecerá entre 15 e 25 de fevereiro, é, ao lado de Cannes e Veneza, um dos três festivais de cinema mais importantes da Europa, e serve como lançamento anual para a indústria.