Mães, nas telas, têm mais de uma
Filmes e séries no streaming estão marcados pela presença de vários tipos de mães, das cômicas às dramáticas
publicidade
Com diferentes olhares e propostas, a figura de mãe e da maternidade pode ser encontrada em grande multiplicidade nas produções disponíveis hoje nas plataformas de streaming. Entre os exemplos, vale citar alguns que se destacam por suas propostas além da telas.
Uma destas obras é “Uma Prova de Amor”, disponível na HBO Max e na Netflix. A história da Sra Fitzgerald, mãe de Anna, concebida in vitro para doar órgãos e sangue para a irmã mais velha Kate. Depois, a caçula decide processar os pais para obter autonomia sobre o próprio corpo e interromper as doações à irmã.
Outra produção é “Mães Paralelas”, do espanhol Pedro Almodóvar, disponível na Netflix, e que traz duas mães solo que dão à luz no mesmo dia e no mesmo hospital. Enquanto uma é uma mulher madura e que planejou a gravidez, a outra é uma adolescente assustada que engravidou por acidente. As duas formam um forte vínculo que transforma suas vidas. Outro título “almodovariano” é “Tudo Sobre Minha Mãe”, em que Manuela vê o único filho, Esteban, morrer após ser atropelado. Ela decide, então, procurar o pai do menino para dar a notícia. O filme está disponível na Amazon Prime.
Em “Extraordinário”, Auggie Pullman nasceu com uma séria síndrome genética que o deixou com deformidade facial. Aos 10 anos, ele finalmente começa a frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. Com a ajuda dos pais, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.
Outra dica é “Tal Mãe, Tal Filha”, pela Amazon Prime. Nesta comédia dramática, a relação entre mãe e filha mostra-se invertida. Enquanto Avril, interpretada por Camille Cottin, uma mulher de 30 anos, aproveita uma vida bem-sucedida, sua mãe, a atriz Juliette Binoche, vive uma situação de dependência. A relação das duas nunca foi maravilhosa e fica mais complicada quando ficam grávidas ao mesmo tempo.
Também na Amazon Prime está disponível “Preciosa”. Ambientado em 1987, em Nova Iorque, o filme relata a história de Preciosa (Gabourey Sidibe), uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe, vivida por Mo'Nique, ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. Em meio a turbulências, é na educação que a menina encontra uma saída. Sucesso de bilheteria, o longa-metragem tornou-se um fenômeno da crítica depois de conquistar seis estatuetas na premiação do Oscar no ano de 2010. Foi premiado com estatuetas de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Montagem, Melhor Filme e o de Melhor Atriz.
Amantes de musical podem gostar “Mamma Mia”, pela Star+, Amazon Prime e Apple TV. Donna é proprietária de uma pousada em uma ilha paradisíaca na Grécia e planeja o casamento da filha, Sophie. Ela se surpreende ao descobrir que a filha roubou o seu diário e convidou seus três ex-namorados na tentativa de descobrir qual deles é seu pai.
“Um Sonho Possível” está na HBO Max, com Michael Oher vivendo adolescente negro, filho de mãe dependente química e que não tem onde morar. Um dia, ele é avistado pela família de Leigh Anne e convidado para passar uma noite na casa dos milionários. Desde então, sua vida muda.