Usina deve estar pronta em 2024

Usina deve estar pronta em 2024

Estamos fazendo a análise deste laudo, para que possamos determinar os próximos passos.

Felipe Faleiro

Os trabalhos no prédio histórico tiveram início em janeiro de 2020

publicidade

Avançam os trabalhos de requalificação da Usina do Gasômetro, conforme a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) de Porto Alegre. De acordo com o painel de transparência das obras públicas da prefeitura, o projeto está 66% concluído, e o valor do contrato já ultrapassa R$ 19,5 milhões. “A obra está em fase de conclusão dos acabamentos de pisos, impermeabilizações, escadas, elevadores, monta-cargas e pinturas”, afirma o titular da Smoi, o secretário André Flores. Em outubro, foi assinado um novo termo aditivo, prorrogando o prazo de execução dos serviços até 15 de abril de 2024, e do contrato para até 15 de julho de 2024.

Iniciada em janeiro de 2020, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a obra executada pelo consórcio RAC/Arquibrasil tinha prazo final de término em março do ano seguinte, mas houve sucessivas prorrogações, algumas em razão da pandemia, mas também são apontados “erros no projeto”. A atual, conforme Flores, “se dá pela complexidade de ser um prédio histórico, de quase cem anos, e para que todos os serviços possam ser executados com os devidos cuidados”, afirma ele. Ao mesmo tempo, estão finalizadas as estruturas das escadas, fechamento de alvenarias, pinturas e alguns ambientes e os banheiros. 

Outro contrato em andamento é o da recuperação da chaminé da usina, cujo contrato foi assinado com a ELC Engenharia em julho deste ano, e no qual a Smoi recebeu na semana passada a primeira versão do relatório técnico. “Estamos fazendo a análise deste laudo, para que possamos determinar os próximos passos. A primeira parte do projeto foi executada, e agora, a expectativa é que até o final de outubro possamos definir as próximas etapas”, explica o secretário. O prazo está dentro dos 90 dias estimados pela prefeitura para elaboração dos laudos a partir do começo de agosto. Depois deste período, haverá o processo de contratação da empresa para o restauro da estrutura.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895