Policia alemã prende suspeitos de envolvimento no assassinato do ministro Walther Rathenau

Policia alemã prende suspeitos de envolvimento no assassinato do ministro Walther Rathenau

Correio do Povo do dia 28 de junho de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O assassinato do ministro do Exterior da Alemanha Walter Rathenau.

publicidade

Os acontecimentos na Alemanha - O assassinato do ministro Rathenau 

Berlim, 27 - A policia está empregando a maior actividade nas diligencias para a captura dos assassinos do ministro do Exterior Rathenau, estando sendo examinadas todas as cartas anonymas recentemente recebidas pelo ministro assassinado e por outras personalidades de destaque. Hontem, a policia prendeu onze pessoas dadas como pertencentes á organisação secreta bavara, conhecida pela denominação de “Consul”. A policia é de opinião que essa organisação, que teve o papel saliente no assassinato de Etzberger, está tambem envolvida no caso da morte criminosa do ministro Rathenau. Em Loschmitz, Nuremberg e Freiburg, tem havido violentos choques entre operarios e monarchistas. 

DIVERSAS

A construcção de quarteis neste Estado - Esteve na cidade de Uruguayana, o engenheiro Francisco Pedro Pereira de Souza, encarregado de proceder ao levantamento dos terrenos para os quarteis dos municipios de Uruguayana e São Borja, tendo seguido dali, para esta ultima cidade, onde pretende atacar immediatamente os serviços. Em sua companhia viaja o dr. Hernani de Oliveira, engenheiro encarregado do levantamento do terreno para o quartel de infantaria em Itaquy. Sabe-se que ha a maxima urgencia nestes trabalhos, visto desejar a companhia Constructora de Santos, encarregada dessa empreitada, de entregal-os ao governo até dia 15 de novembro proximo. Estes quarteis obedecem a um novo typo especialmente projectado para as fronteiras. As armações que são exclusivamente de aço deverão vir dos Estados Unidos, sendo a sua montagem facil e muito comoda. 

O centenario de São Leopoldo - A casa editora Rotermund e Cia., de S. Leopoldo, vae publicar uma obra commemorativa do centenario daquella visinha cidade, que transcorrerá em 1924. Para facilitar a confecção dessa importante obra, aquella casa editora pretende publicar, anteriormente, e se possivel a 7 de setembro proximo, por occasião do centenario da Independencia do Brasil, um pequeno volume contendo varios dados. 

TELEGRAMMAS

O Centenario da independencia 

Livramento, 27 - o coronel Juvencio de Lemos, intendente municipal, convocou as pessoas gradas para uma reunião na Intendencia Municipal, que se realizou hoje. Aberta a sessão, o intendente explicou os fins da mesma, que era tratar-se dos preparativos para a commemoração do centenario da Independencia e convidou para presidir os trabalhos o dr. Elzeario Nunez. Ficou resolvido nomear uma grande commissão de representação, composta de funccionarios e todas as repartições e directorias de associações, que tomará a seu cargo os referidos festejos.

Os successos da Italia

Os fascistas occuparam diversas localidades 

Roma, 27 - Telegrapham de Genova, dizendo que os fascistas de Veltri, Pegli e Sestri occuparam Villa Prá, onde os communistas têm sido accusados de insultar os mutilados da guerra. A intervenção da policia evitou perturbações hontem. Foi proclamada, na noite de hontem, a gréve dos metallurgistas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de junho na história

1831 - O Catarinense, primeiro jornal de Santa Catarina, é fundado por Jerônimo Francisco Coelho. 
1919 - A Alemanha assina o Tratado de Versalhes. 
1930 - Inauguração do Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. 
1945 - Nasce o cantor e compositor Raul Seixas.
1991 - Parlamento da URSS aprova desestatização.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895